Injustificável

Não existe trabalho mais bem remunerado (e carregado de responsabilidade) para um escritor profissional do que a autoria da novela "das oito" da rede Globo. Eu tenho idade para ter visto a fase de ouro do gênero, com autores c0mo Braulio Pedroso, Dias Gomes, Lauro Cesar Muniz, Janet Clair e outros.

No tempo em que um Braulio Pedroso escrevia uma novela complexa, original e extremamente difícil como O Rebu, ele devia ganhar num mês o que os atuais novelistas ganham num dia. E escrevia sozinho!

Por isso me parece injustificável e inaceitável que o senhor Gilberto Braga, que já escreveu obras primas como Dancing Days e O Dono do Mundo, apareça com Paraíso Tropical, que estreou na segunda-feira para o bocejo geral da nação. Braga teve três anos para preparar sua novela. Cercou-se de um batalhão de colaboradores.

Paraíso Tropical é uma mistura de velhíssimos clichês (empresários histéricos e sádicos, as prostitutas baianas de Jorge Amado, vôos de helicóptero sobre o Rio, a visão caricatural e ofensiva da classe média, a demagogia com os pobres). Não tem qualquer traço de originalidade, criatividade, e paixão na redação do script.

Tenho mil críticas a fazer ao recem-terminado Páginas da Vida, de Manoel Carlos. Mas ela tinha personalidade, tinha uma função. E se fazia rir pelo ridículo de muitas cenas sérias, também fazia chorar pelas razões certas. Paraíso Tropical é preguiçosa e sem alma. Feita por quem sabe que o salarião está garantido desde que se mantenha um mínimo de audiência e interesse na midia especializadas.

A cara do Brasil atual.

Comentários

Unknown disse…
Não cheguei nem a assistir ao primeiro capitulo da novela, talvés algum dia que eu não tenha nada para fazer eu veja.

Bom venho acompnhando teu blog a algum tempo, se tu puder dar uma olhada no meu e se gostar fazer uma parceria eu agradeceria muito, do contrario seu link ja esta no meu blog mesmo assim.
Anônimo disse…
Well, como vc some ( deve estar cuidando do inventário do ACM) deixo aqui meu abraço pelo seu aniversário... não esqueci que foi dia 7... aproveite e dê uma olhada no blog anti ciro... mudei o visual ... ficou mais explicito e menos poesia concreta... se eu pegar gosto na coisa farei um blog bem legal onde coloque , ai sim , meus textos e coisas pessoais...
ah... não olhe com preconceito pois meu blog não é de petista ouviu impérialixxxxxtaaa... aliás temos nos visto tão pouco que vc é o unico dos meus amigos que ainda acha que sou petista... vc não toma jeito... acha que como vc , as pessoas não mudam... ahh
acabei um livro novo... chama "amor de mãe"... quem sabe esse vc ache menos complicado... tô escrevendo direto na rolling stone e cuidando da vida ... e vc o que conta ?? manda noticia
abs
Ricardo Soares
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas