A entrevista com Ian Anderson - Final

Você uma vez declarou que Frank Zappa era um de seus grandes heróis, certo?

Não sei se “herói” é a palavra certa, mas eu o admirava muito porque sua música era única e original. Foi outra história triste. Quando soube que ele estava também com câncer de próstata, liguei para ele pensando “o que eu digo a um homem que está morrendo?”. No fim, nunca o encontrei pessoalmente.

E entre os clássicos?

Beethoven é meu favorito. Gosto de Bach também, e participei de uma celebração a Mozart em Viena tocando sua música em estilo de jazz. Gosto de compositores antigos, como Telleman. Mas tenho atenção especial para Villa-Lobos, que é uma espécie de companhia complementar para meus estudos de composição no violão acústico. Ele cabe muito bem no meu conceito de violão com um toque de impressionismo.

Conhece algo mais de música brasileira?

Quando estive no Brasil em outras oportunidades me deram de presente CDs de bandas de rock locais. Achei que eles imitavam o rock que se faz nos Estados Unidos e na Inglaterra. Mas gostei de um tipo de jazz que se faz no Brasil, que tem um sabor latino muito diferente do que se faz em Chicago, por exemplo. Gostei também de conhecer o fado, essa música trágica portuguesa. Ouvi fado em Goa, que é uma possessão portuguesa na Índia, e é isso que eu mais aprecio: música de origem multicultural, misturando diferentes influências.

Politicamente, você é um raro conservador no show business, não é?

Sou conservador, mas não o típico direitista. Estou mais no centro. Apóio uma política basicamente de bom-senso e pragmatismo. Com relação ao Iraque, por exemplo, eu acho que se deveria tentar manter (Saddam Hussein) sob controle e vigilância. Mas eu não invadiria uma das regiões mais voláteis do mundo. Infelizmente Bush e Blair pensavam diferente.

Você tem um filho músico, James. Ele toca com você?

James é baterista e nós de vez em quando tocamos juntos sim. Mas ele gastou sete anos de sua vida como meu empresário. E acho que isso vai continuar.

Você é um grande admirador de gatos. Quantos você tem?

Quatro e meio. Tenho quatro em casa, mas minha filha de vez em quando leva o dela para passar um tempo comigo, então ele já é considerado mais um membro da família.

Em fevereiro de 2008 o Jethro Tull comemora 40 anos de idade. Vocês vão lançar algum disco para celebrar a data?

Nós estamos trabalhando oito novas peças musicais que vamos gravar a partir de setembro. Várias pessoas já falaram desse 40º aniversário, mas eu não me entusiasmo muito com essas datas. Eu prefiro celebrar cada manhã que eu acordo e percebo que ainda estou vivo.

Comentários

Anônimo disse…
Super legal, até porque traz uma impressão de Ian Anderson da música brasleira. Bom , muito bom.
Anônimo disse…
se ian anderson do jethro tull admira villa lobos, alguem poderia mopstrar a ele o guarany de carlos gomes e mutantes a esse fantastico musico. marcio leonel

Postagens mais visitadas