Rádio de sonhos

Depois do velho Spica, o rádio do futuro. Na foto, um dos vários modelos de reptores do sistema por satélite XM. No caso um Delphi SkyFi2. É de doer o cotovelo. Essa coisinha pode acompanhar você no seu bolso, pode estar ligada no carro ou no seu poderoso home-theater da sala. O som é sempre excelente, onde você estiver, no centro da cidade ou no meio de uma reserva florestal.

Nesse caso acima, o visor mostra que o radio capta (com ótimo sinal) um dos canais de Rock, no caso o XM Cafe, que equivale ao canal 45. Sting canta Sacred Love. Na linha de baixo, passa um texto com (conforme anunciado) as cotações da bolsa de valores, resultados esportivos, "e mais!"

Conforme escrevi na minha próxima coluna na Época, esse fabuloso sistema de rádio por satélite só existe por enquanto nos EUA (e parte do Canadá) através de dois sistemas: o XM e o Sirius. Não existe nada mais avançado no mundo da radiofonia. Infelizmente estamos ainda muito longe disso. Temos uma possibilidade de ter uma rádio AM e FM digitais no ano que vem, o que já seria muito bom. Mas como essa implantação depende do governo federal...

Comentários

Marrie disse…
Já q não entendo nada de "rádios" deixo-te apenas um beijinho de boa tarde! rs
Pena que no Brasil rádio é visto como coisa de "pobre". Eu adoraria ter o rádio por satélite aqui. Além de poder ouvir coisas que normalmente não posso escutar (ao menos não quando estou longe do computador), tenho certeza de que serviria para melhorar a programação de muita rádio-jabá por aí!
Anônimo disse…
Além de eficiente é lindo este radio, adoro rádio, ouço muito mais rádio am que fm quem dera no Brasil o rádio am Digital com qualidade ahhhh como seria se todas as rádio am fossem no mínimo com qualidade de sinal da band news fm, até hoje vejo a ótima sacada da band news fm como algo invejávelpara a maioria das ams brasileiras.

ótimo blog, deixo aqui meu abraço

Rubens Correia
www.blogsorubinho.cjb.net
JAIR BRITO disse…
Meu caro Dagomir Marquezi.

É muito bom saber que temos um apaixonado por rádio escrevendo uma coluna na Época e que assina este blog inteligente.

Como profissional de rádio e TV (atualmente fora do ar) também estou torcendo pela chegada do radiodigital, enquanto não vem esta maravilha dos sistemas XM e o Sirius - que funcionam por satélite, os quais você já conhece.

Seu artigo (na Época), brilhante e oportuno, "Está na hora de ressuscitar o rádio" diz bem sobre a precária situação das nossas rádios. São poucas as exceções. Este grande veículo está sendo mal tratado e por isso vem perdendo terreno comercialmente.

Quem sabe nosso ministro Hélio Costa (das Comunicações) apresse o lançamento deste tão anunciado radiodigital e que as empresas de radiodifusão não retardem sua implantação. A TV digital – tecnologia muito mais complicada, já está sendo inaugurada.

Serão necessários altos investimentos financeiros, por parte destas empresas, precedendo a nova era de transmissão digital nos espectros AM e FM.
A qualidade do novo som promete revolucionar os hábitos de audiência, obrigando as emissoras a reformular suas programações e contratar novos profissionais.

Ainda no seu artigo, você chama a atenção para a overdose de programas religiosos que imperam na maioria das nossas AMs e FMs – UMA ATRÁS DA OUTRA, AS ESTAÇÕES VIRAM ALTO-FALANTES DE IGREJAS.
O governo federal é grande culpado por permitir contratos de arrendamento de emissoras seja para igrejas evangélicas ou não.
As normas inerentes às concessões de freqüências de rádio são costumeiramente desrespeitadas, além de aumentar o desemprego de radialistas, jornalistas e técnicos.

Parodiando os de antigamente, este "locutor que vos fala" agradece sua atenção dispensada ao ainda grande veículo de comunicação de massa que é o rádio e fica ao aguardo das novidades que estão por vir.

jairbrito@uol.com.br

Postagens mais visitadas