Greve de Escritores

A greve de roteiristas nos Estados Unidos entra no seu terceiro dia. Qual a razão dessa greve? Escritores escrevem o roteiro de um filme, por exemplo. São (bem) pago por ele. Aí o filme vira DVD (às vezes em várias versões diferentes), pode ser baixado pela internet ou assistido num celular. A cada nova versão, o dinheiro continua circulando mas os roteiristas não ganham mais nada. Essa greve é basicamente para regulamentar a remuneração nessas novas mídias.

No Brasil ainda estamos muito, muito longe dessa situação. Roteiristas de novela representam uma pequena elite bem resolvida. Mas o roteirista de cinema (e de outros setores de televisão) ainda é pouco respeitado, reconhecido e muito mal pago. Os americanos fazem greve porque trabalham para uma indústria organizada, desenvolvida, de alcance planetário. Nós ainda não chegamos ao estágio do artesanato.

Comentários

Anônimo disse…
Se nós ampliarmos esta situação para o mundo jornalístico brasileiro, vamos ver que o problema é ainda mais grave. Sou jornalista formado, e tenho visto uma avalanche de "entendidos" em tudo que inundam as redações com todo tipo de artigo, o que nos jornais de interior´são uma maravilha para os diretores e editores, pois deixam de contratar profissionais para recebem artigos, muitas vezes de graça, aviltando o mercado. Vergonha é pouca, para este tipo de pirataria legalizada.RF-Santa Maria-RS

Postagens mais visitadas