Meu filme # 1838: The End of the Affair

Existem duas versões de The End of the Affair, a de 1955 (com Doborah Kerr e Van Johnson) e a de 1999 (com Ralph Fiennes e Julianne Moore). Não conheço a versão de 1999 nem li esse romance de Graham Greene. Mas a impressão que ficou da versão de 1955 é que o roteirista Lenore J Coffee tentou ser fiel demais ao livro.

E o que acontece geralmente quando se tenta fazer filme com cara de livro? Fica falso. Fica chato. Uma frase que soa natural e grandiosa num romance pode ficar meio ridícula num filme. É o que acontece com este aqui, que assisti em várias sessões entre uma soneca e outra. Ele trata de um romance extra-conjugal cheio de dúvidas religiosas e existenciais. Personagens expondo pensamentos profundos em longos monólogos em off... enchem.

Essa história de considerar o livro sempre melhor que o filme me parece um erro. São linguagens diferentes. Achar que linguagem de livro faz um bom roteiro me parece o problema principal da atual mini-série da Globo, Meus Queridos Amigos.

Comentários

Assisti ao de 1999, no cinema, no comecinho de 2000. Fiquei com uma má impressão do filme. Não gostei, não tive vontade de assistir de novo. Como já faz mais de oito anos, não me lembro exatamente por quê. Mas não pretendo conferir, porque para eu não gostar assim de um filme é preciso que ele seja realmente muito chato. (Sim, é fácil me divertir... :)
Dagomir Marquezi disse…
Então está confirmado: este romance de Graham Greene não foi feito para ser filmado. Eu li vários livros dele, e alguns foram bem adaptados. Mas The End of the Affair já teve duas chances.
Marrie disse…
Olá, olá........ vim retomar meu posto de primeira leitora! Será q já o perdi?! rs
Depois de longas férias aqui estou novamente.
Qto ao filme não posso nada dizer mas pela primeira vez vou ter q discordar de vc. Há muito tempo não assistia nada na Globo e essa mini-série chamou minha atenção. Por entqto estou gostando muito da linguagem, da trilha sonora enfim...... da história no geral. Pra frente volto pra dizer se não mudei de idéia! rs
bjs e apareça

Postagens mais visitadas