Blogueiros nos portões

Sumi por uma boa causa. Estava num trabalho de assessoria sobre blogs para a editora Globo. Fiquei um tempo parado, observando um monte deles, preparando relatórios, apresentação, etc. Claro que foi cansativo, mas fascinante. O que mais me impressionou é como essa nova mídia está sendo mal utilizada, mesmo em algumas das mais importantes empresas de midia do mundo.

Abri a apresentação com essa charge acima do grande Pat Oliphant, que representa tão bem o estado de confusão nesta época de grandes mudanças. O castelo é a Grande Empresa de Midia. Blogueiros são retratados como "bárbaros" querendo entrar no castelo. O assessor do rei diz: "Os blogueiros estão nos portões, majestade". O rei, por fora, responde: "É mesmo? Então deixa que eles saiam de uma vez".

Comentários

Não consigo me lembrar de um serviço sde blogs de grandes jornais ou revistas que esteja sendo bem utilizado. É uma pena, porque por aí dá para se fazer um grande trabalho, agregando a credibilidade que ainda falta na maioria dos blogs. Blogs vira-e-mexe fazem sucesso independentemente para depois serem absorvidos pela grande mídia e invariavelmente caírem de produção/qualidade. E é tão fácil fazer dar certo! Parece é que as empresas têm medo de ser engolidas por seus próprios blogs...
Marrie disse…
De verdade...... acho q a grande maioria, neste universo blogueiro, não tá nem aí pra entrar nesse "castelo"! Estarei errada? Serei "eu" uma bárbara solitária?! rs
bjs e bom final de semana
Marrie disse…
Tenho lá nos meus "segredos" a minha denominação do q seria "ser mulher"!
Se não te importares........... podes ir lá apreciar...... ou não! rs
bjs femininos
Marrie disse…
Quer saber?
Coloquei q achava q se alguém do "todo prosa" lesse o q tinha escrito hoje seria provavelmente apedrejada.
Mas daqui já não acho isso!!! rsrs
bjs
rafaelsanches disse…
Cara o grande lance dos blogs é a sua independencia que eles possuem, se eu quiser eu posso manda uma grande empresa de internet a M****, tudo bem eles podem me processar mas isso é muito improvavel, mas o que digo é que o blog tem autonomia, e na verdade não precisa ser 'engolido' por uma grande corporação para se sustentar, existe o ad-sense, ou mesmo os clássicos banner que se não são suficientes para os dono do blog se sustentar são suficientes pelo menos para sustentar o blog em si.
E também concordo que a maioria do blogueris não quer 'invadir' o castelo, talvez chamr a atenção dele, mas invadir não.
O grande problema disso tudo é que os blogs de grandes portais são muito diferentes de blogs 'de verdade' eles tem mais cara de colunas a serem publicadas em revistas do que de um blog, uma vez que raramente eu vejo um link para outro blog (principalmente se for de fora do portal) e uma maior interação por assim dizer, fugindo um pouco da seriedade, com piadas ou memes...
Era isso ficou meio longo mas acho que tu devia considerar essa opinião também.
Dagomir Marquezi disse…
Eu acho que a charge do Oliphant se refere a uma situação específica da imprensa americana. A qual, aliás sempre está na frente do sem tempo. No Brasil ainda são relativamente poucos os blogueiros realmente "jornalísticos". Mesmo assim, uma grande revolução já está às portas do "castelo", dentro e fora dele.

Postagens mais visitadas