Obituário: YSL

Meu obituário para a revista Época desta próxima semana vai para o estilista argelino Yves Saint-Laurent, morto no domingo passado. (O músico Bo Diddley foi o outro "candidato") Eu sou completamente desligado desse universo fashion, mas a história de YSL é realmente fascinante. O cara já desenhava modelos aos 11 anos, e aos 21 herdou o comando criativo do império Christian Dior.

Yves viveu bem, apesar da depressão e do alcoolismo. Suas coleções eram reverenciadas como obras de arte e expostas em museus. Morreu com 71 anos, aposentado há nove. Foi cremado e teve suas cinzas enterradas em sua casa de Marrakesh.

Comentários

Marrie disse…
Interessante como muitos artistas, pensadores, gênios, enfim, pessoas com uma inteligência por vezes fantástica, vivem uma vida inteira a mercê de uma imagem e não conseguem encontrar um sentido para a sua vida.
Depressão, alcoolismo..... muitos passam por isto! Sei q não é a tua praia, mas podias pensar em fazer uma matéria sobre o tema. O q achas? rs
bjs e bom "início do fim" de semana
Anônimo disse…
Dagomir
Vendo você escrever sobre informatica, do que há de mais moderno no setor, lembro de suas colunas, çna imprensa alternativa ou nos jornais e revistas de antigamente. Lembro de você escrevendo sobre a cultura de massa, que naquela época era tão desvalorizada. Lembro de você louvando os quadrinhos, que também não eram(nem é) levados a sério. Lembro de de você dar uma de "ecochato", isto na visão do Giron, que andou implicando com você naquela série das baleias. Tudo isto me vem a cabeça hoje, que pude pegar, um número antigo da Época, em que você intitula de "Como passei a amar os ecochatos". Tenho que concordar contigo. Penso também que seus textos e idéias continuam muito legais, um pouco menos utópicas, mas de qualquer jeito muitoboas. Só não concordo contigo , o Niemayer pode não ter seus projetos funcionais, mas que eles pássaram para história isto não hã dúvidas. Tenho uma admiração infindável por ele, mesmo que admita que tenha falhas, como aliás todo ser humano tem.
abraço
joão antonio
PS Nunca me esqueço de um leitor da extinta revista BICHO, que confundiu você com mulher. Engraçado como nosso cérebro é esquisito. Sempre que lembro de você me vem isto. Uma bobagem, sem dúvidas.
abraço
joão antonio
Unknown disse…
Mas é incrível como pessoas que não entendem nada de futebol tendem a escrever (errado) sobre o assunto. Veja o seu caso: nunca vi tanta asneira numa só folha de revista. Não sei se tú sabe que a Seleção Brasileira de Futebol empatou com a Seleção da Argentina, a primeira no ranking da FIFA atualmente. Aliás, sabes o que é FIFA? E falando de técnicos, deveria saber que a Seleção da Itália também é dirigida por um ex-jogador italiano que assim como Dunga também nunca tinha dirigido um times sequer.A Seleção da Holanda também. Vale lembrar também que Beckenbauer também dirigiu a Seleção Alemã em 1990 e acabou ganhando a Copa do Mundo. Meses antes de vencer o campeonato, sofreu vários ataques da imprensa e da torcida alemã por ser um ex-jogador. Mas disso você não sabe!!!
Também não sabes que o Brasil jogou sem suas maiores estrelas, Kaká e Gaúcho....ah mas o Brasil não pode ficar tao dependente de um ou dois jogadores! então imagine Pelé fora de 58,62 e 70,Bob Charlton fora de 66, Paolo Rossi fora de 82 e Zidane fora de 98. E mais incrível ainda é cogitares a hipótese da Seleção Brasileira ficar fora da Copa de 2010. tás de brincadeira não???!!!!
E, como não poderia deixar de ser, arranjas um jeito de colocar o nome do Presidente Lula na pauta, tal como sua colega de revista, uma dona chamada Ruth de Aquino, que por falta de assunto ou de inteligencia, sempre dá um jeito de falar (mal) do nosso Presidente.É verdade! Lula nunca comandou uma padaria....e tu nunca chutou uma bola!!! Nem em peladas de bairro!!! A propósito....sabes o que é uma bola??

Postagens mais visitadas