O início do fim

Essa imagem acima vai fazer parte da história da midia mundial.  Trata-se da última edição impressa do jornal Seattle Post-Intelligencer.  Afogado em dívidas, a partir de agora, o jornal vai ser publicado apenas em sua edição digital. 

O jornal é importante? Não exatamente. É uma publicação de segunda linha da imprensa americana e atende ao público regional no noroeste dos EUA. É o jornal principal da região onde estão dois mega-gigantes da economia mundial, a Boeing e a Microsoft. Mas não tem importância nacional. 

Passou a ter desde ontem, 17 de março de 2009. Está sendo a pioneira de uma grande revolução: a passagem - inevitável - da midia impressa para a midia digital. Isso aconteceu com a música, isso aconteceu com o cinema e a TV. Um dia a mudança ia chegar á indústria editorial. Chegou.

Vou tratar disso na minha próxima coluna para a Info.

Comentários

Eu acho que ainda há espaço para jornais impressos. É que o modelo usado nos Estados Unidos consegue ser ainda mais ultrapassado que o usado no Brasil. Na Europa o pessoal tem feito melhor essa integração. Aliás, talvez este link ajude na criação da sua coluna: http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1880581-1,00.html

Sobre o Post-Intelligencer, ele não era de tanta segunda linha assim: vai investir agora no seu site, que é o 19.º site de notícias mais acessado dos EUA. Somado com o do rival Seattle Times, o 17.º, os dois jornais de Seattle seriam número 5 na lista, à frente de potências como Wall Street Journal, Boston Globe e Chicago Tribune.

Interessa o PDF da última edição do P-I? Eu tenho comigo. Aliás, não só esse, mas também o da última edição do Rocky Mountain News, que morreu no finzinho de fevereiro. Esse não sobreviveu na forma digital, embora seu site ainda esteja lá, abandonado, eternamente em 27 de fevereiro. Mas 20 de seus jornalistas decidiram criar uma iniciativa digital bem interessante e estão angariando assinantes pagos interessados. Se conseguirem 50 mil até 23 de abril (quando o Rocky teria completado seu 150.º aniversário), a iniciativa entra no ar no começo de maio. Mais aqui: http://www.denverpost.com/business/ci_11928139

Espero ter ajudado.

Postagens mais visitadas