Os curiosos casos de Benjamin Button


Para quem gosta mesmo de cinema, uma experiência diferente é ler o roteiro do filme. Não depois do filme assistido (o que é muito interessante também) mas antes de ir ao cinema (ou comprar o DVD).

É o que está acontecendo comigo agora. Comprei um livro que reúne o conto The Curious Case of Benjamin Button (do romancista americano Scott Fitzgerald) e sua adaptação para roteiro por Eric Roth.  A primeira surpresa é ver como o conto de Fitzgerald era curto, despretencioso e engraçado. O roteiro é muito mais complexo, e toma como base apenas o aspecto central do conto - um homem que nasce velho e vai ficando jovem com o passar do tempo.

O conto era passado em Baltimore, durante o século 19. O roteiro é centralizado em New Orleans, acompanha parte do século 20 e ainda tem uma ligação com a catástrofe que se abateu sobre a cidade com o furacão Katrina.

Ler um roteiro antes de assistir o filme é fazer cinema na sua cabeça. As imagens estão lá, e são só suas, como se a gente fosse o diretor de nossa própria mente. 

Comentários

Postagens mais visitadas