Mil dias sem trem

Fazem mil dias que eu não ando de trem. Literalmente. A última vez foi em 2006, durante uma longa viagem pela Europa com o objetivo específico de andar de trem. Comprei um Eurailpass e por um preço fixo (e muito razoável) eu tive liberdade para rodar durante 21 dias, em ferrovias de boa parte dos países europeus.

Minha última viagem foi essa aí de cima no confortável e pontual trem azul e amarelo de dois andares que liga a Holanda inteira. Minha última viagem, há 1000 dias atrás foi entre Den Haag e o aeroporto de Schiphol. Daí vim para o Brasil, onde os trens foram praticamente extintos. Eu continuo furioso com a impossibilidade de ir a Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, ou Brasília de trem.

Mas devo reconhecer que algumas coisas melhoraram nesses mil dias. Foi inaugurado o Trem do Pantanal, existe um trem turístico São Paulo - Jundiaí. E se fala agora mais a sério do trem de alta velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio. Mas eu disse e repito: só vou acreditar na hora do embarque. Em homenagem à data, alguns segundos da viagem pela TrenItália entre Monaco e Genova, pela costa do Mediterrâneo no crepúsculo dia 12 de agosto do 2006:

Comentários

Postagens mais visitadas