Dickens em IMAX

É um grande privilégio morar a poucas quadras da única sala de cinema IMAX do Brasil. Hoje eu assisti a nova versão do clássico conto de Charles Dickens, A Christmas Carol, em 3D. O filme foi realizado com o método inventado por Robert Zemeckis de colocar atores reais (no caso, Jim Carrey e Gary Oldman) para interpretar personagens gerados por computador.

Depois de Expresso Polar e Beowulf, este grande pioneiro chamado Zemeckis deu um grande salto técnico com o Christmas Carol. Os personagens conseguem ser bem realistas e caricaturais ao mesmo tempo. O autor de De Volta Para o Futuro ainda abusa um pouco das cenas de efeito em três dimensões, com viagens (literalmente) vertiginosas sobre a Londres do século 19.

Mas assistir Christmas Carol na sala IMAX é uma experiência artística única. Um pesadelo escuro, traduzido com fidelidade da obra de Dickens, tantas vezes adaptada antes. Ele dá hoje a experiência do que todos os cinemas poderam ser num futuro pouco distante. Com o filme de Zemeckis o cinema passa a ter uma linguagem surpreendente, com ângulos "impossíveis" de câmera e personagens captados em uma proximidade inexistente até agora.

PS - Jim Carrey só para variar arrasa em uns 10 papéis diferentes.

Comentários

Postagens mais visitadas