Comunicador universal


Minha próxima coluna para a Info fala da maior revolução linguística de todos os tempos: o Google Translate. Muitos já falaram demais sobre os erros que o Google Translate comete. Isso é absolutamente irrelevante perto da impressionante mudança que o GT significa em nossas vidas. O mais curioso é eu escrevi a coluna imaginando (para daqui alguns anos) um aplicativo para celular que se tornaria um tradutor simultâneo para dialogar em 50 idiomas, coisa de ficção científica. A editora Renata Leal então me avisou que minha "invenção" para o futuro próximo já existe. A coluna sai na edição de fevereiro.

Comentários

O engraçado é que agora não se pode mais fazer cmntários em português em fóruns estrangeiros, porque a maioria das pessoas consegue traduzi-los com uma dessas ferramentas. Participo regularmente de um fórum de beisebol em que a esmagadora maioria é de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e eles, sabendo que sou brasileiro, muitas vezes recorrem ao Google Translator para me mandar mensagens em português. Em outro caso, converso com um americano que mora no Brasil pelo Facebook, e certa vez estávamos falando de futebol (que ele adora), em português, quando o irmão dele se meteu na conversa, com o Google Translator. Para evitar que ele identificasse um comentário jocoso que fiz a respeito dele para o irmão, inseri diversos erros de português, o que tornou o Google Translator inútil. Ou seja, do jeito que o povo tem escrito em português, talvez não demore muito para o Google Translator tornar-se inútil — ou se adaptar, tornando-o inútil para quem escreve em português correto. :)
Unknown disse…
No começo, quando vi teus twits em caracteres cirílicos e ideogramas, achei que era chute. Depois, ao ver os que estavam em caracteres romanos, soube que diziam a mesma coisa. Pensei que você tivesse ido atrás de dicionários exóticos. Estou mesmo anos luz atrasado. By the way... Será que a moçada lá fora está assassinando a escrita como a daqui?
Dagomir Marquezi disse…
Eu acho que o Google Translator é mais uma razão para que as pessoas passem a escrever mais corretamente. Ou vamos todos nos afundar num oceano de ignorância, o que seria uma tragédia para uma época de milagres tecnológicos...

Postagens mais visitadas