Parem as máquinas!

Ontem eu comentei das edições digitais do New York Times e do Wall Street Journal. Nosso amigo Alexandre Giesbrecht me apresentou então o Press Display, uma impressionante máquina de leitura de jornais do mundo inteiro. São 1400 jornais de 82 países. Você tem a primeira página de todos eles (incluindo alguns brasileiros) de graça, e dependendo do que pagou de assinatura vai tendo acesso aos artigos. O Press Display pode ainda ser traduzido ou mesmo narrado, com a tecnologia de reconhecimento de texto. Assim, a "crise" do jornalismo vai ficando cada vez mais um conceito vago. Colocar a culpa na "internet"  é desculpa de profissional incompetente.

PS - no Brasil especificamente temos um problema adicional: o jornalismo chapa-branca, obediente aos senhores de Brasilia. A imprensa não deveria existir para prestar serviços a nenhum presidente de nenhum partido. Jornalismo assim não tem sentido. Não pode reclamar da contínua queda de vendas.

Comentários

DEscobri o PressDisplay há quase cinco anos. E viciei nesse troço. É verdade que dificilmente chego a esgotar minha cota de 31 edições por mês, mas a maioria dos jornais que busco está lá. Tem um pequeno problema, que é a dificuldade de salvar — eu geralmente mando "imprimir" em PDF, tamanho A3. Não é o ideal, mas quebra o galho. Também adiciono as páginas mais interessantes aos meus bookmarks, que mantêm para sempre (ou enquanto se tiver uma conta) a página, mas tenho de ser criterioso, pois tenho direito a apenas duzentos deles e não mais que cinco por edição.
Dario Gama disse…
Há um outro site muito interessante com links para mais de 6200 jornais do mundo inteiro.
É o NetPapers (www.netpapers.com) e o melhor é que ele é brasileiro!

Dão destaque aos jornais esportivos também, com uma seção só pra isso.

Abraço!

Postagens mais visitadas