Europa de Trem 2010 - os detalhes

A edição de Europa de Trem 2010 (editora Abril, nas bancas)  foi dividida basicamente em duas partes principais. Primeiro eu descrevo uma viagem imaginária por 13 países da Europa durante 21 dias, com um único passe. Depois eu sugiro 8 rotas européias, cada uma com suas características, atrações e prazeres peculiares. Dessas 8 rotas eu viajei em 5 delas nos meses de fevereiro e março deste ano: 1) Bergen-Copenhague (Noruega-Suécia-Dinamarca). 2) Amsterdam - Delft (Holanda). 3) Amsterdam - Paris (no Thalys). 4) Paris - Barcelona (num "trem-hotel" Elipsos) e 5) Paris - Marselha (no TGV). As outras 3 rotas são fruto de pesquisas: 6) Moscou - São Petersburgo (pelo novo Sapsan). 7) Belgrado (Sérvia) - Bar (Montenegro) e  8) Bolonha - Termoli (costa ocidental da Itália). Aí embaixo, a apresentação da Coordenadora de edições especiais Rosana Zakabi,  fundamental na tarefa de planejar e preencher as 66 páginas do guia. Agradeço aqui publicamente à Rosana, ao Kiko Nogueira, Marcio Orsolini, Sonia Aversa, Fernanda Catalão, Silvana Vieira, e a todos na Abril que participaram com entusiasmo deste projeto. Da minha parte foi mais uma declaração pessoal de amor aos trens de passageiros. Um detalhe da minha foto abaixo: eu me retratei num espelhão no meio da calçada do Boulevard des Italiens, em Paris.

Comentários

Postagens mais visitadas