Europa de Trem 2010 - Capítulo 1


São Paulo - Bergen
No fim de 2009 eu tive o gratíssimo prazer de ser convidado a escrever a edição anual de Europa de Trem para a Editora Abril. Deveria descrever 10 viagens ferroviárias pela Europa. E realizar pelo menos uma delas para dar um sabor de autenticidade à narrativa.


Decidi fazer o máximo de viagens possíveis. Criei (com a ajuda da agente Cibele Bergamo) um roteiro norte-sul que partia da Noruega e chegava na Espanha. Essa longa viagem seria desmembrada em 6 matérias específicas. (As outras 4 eu faria a partir de pesquisas). Fui, voltei, e a revista deu um trabalhão (e muito prazer) para ser publicada, com todo o apoio do diretor Kiko Nogueira, da editora Rosana Zakabi e da equipe de Viagem &  Turismo. Esgotou nas bancas, ganhou uma segunda edição. Minha maior alegria foi receber emails de leitores contando que iam viajar pela Europa, mas que haviam trocado o carro por trem por causa da revista. 


Europa de Trem é um guia muito prático e nele eu não pude contar alguns dos detalhes "de bastidores" do que aconteceu comigo. Vou escrever aqui de vez em quando uma série de posts com os detalhes que não pude contar na revista. Quem sabe alguém mais não resolve fazer a mesma aventura? 


Minha viagem começou no dia 16 de fevereiro de 2001 num Boeing-777 da TAM. Fiz uma rápida escala em Frankfurt e segui para Oslo. Eu, que tinha saído do sufocante calor paulistano, estava nessa foto de baixo num Boeing 737-800 da SAS. Olhava a neve que se acumulava na pista do aeroporto da capital norueguesa me preparando para decolar e mergulhar no inverno escandinavo de Bergen.



Fotos (c) Dagomir Marquezi 2010
O autor viajou a serviço do Guia Europa de Trem, da editora Abril.

Comentários

Sant'Iago disse…
Eu fiz Oslo-Madrid em 1984 de trem, salvo engano 3 dias sem parar. E sem banho, claro...rs.
Dagomir Marquezi disse…
Oslo-Madrid direto não deve ter sido fácil... Eu gosto de viajar de trem mas de um jeito picotado, parando sempre que eu posso. Quanto ao banho, um dos trens que eu viajava tinha chuveiro na cabine!

Postagens mais visitadas