Brasil Extra: a memória apagada


Esta foto (de Juca Martins) vai completar 26 anos. Junta uma boa parte da redação do jornal Brasil Extra, de São Paulo. Ressurgiu e se espalhou graças ao Facebook.


Sou o segundo,da esquerda para a direita. Outros presentes incluem Mylton Severiano, Bernardo Kucinsky, Luisa de Oliveira, Alberto Villas, Jean-Michel Gauvin, Lucia Costa, Luiz Maklouf, Cristina Serra e Sergio Pompeu. Como aconteceu com o Caderno 2 (do Estado de São Paulo), esta foi outra experiência de liberdade e criatividade em imprensa.


Escrevi para a Brasil Extra sua primeira (e única) capa: um perfil de Paulo Maluf. Os donos do jornal decidiram que o jornal deveria seguir uma determinada linha política e nos demitiu a quase todos logo depois do número de estréia. Sairam os profissionais. Ficaram os militantes. Acho que um segundo número chegou a ser lançado, mas ninguém leu.


Dê um Google em "Brasil Extra". Nada aparece. Nem imagem, nem texto, nem referências. Felizmente existe o Facebook para que o passado não se apague de vez.

Comentários

Anônimo disse…
Dagomir
Não esqueci dela não. Acho esta revista uma das melhores que já pude ler/ver, sob o ponto de vista jornalistico e de criatividade.
Eu não sabia que tinha saído um segundo numero, isto para mim é novidade.A matéria de capa é sua, e é muito boa. Humanizou a besta-fera que era o Maluf na época, e continua até hoje né. Só que hoje ele não traz mais medo, mas continua aprontando...risos
ab
joão antonio
Alexandre Octavio disse…
Caro Dagomir,

Por acaso, tenho um número em minha mesa, que separei para reler e analisar, adquirido na época, aqui no RJ e, após pesquisar na busca, colhi seu texto. Verifiquei alguns dos colaboradores, não ilustrados na foto, que seguiram carreiras ideológicas diversas, como Alfredo Sirkis, Caco Barcelos, Cristina Serra, Eric Nepomuceno, Ivo Patarra, Marco Aurélio Garcia, etc. Uma diagramação difusa, estilo almanaque, e, no contexto, Maluf era figurinha fácil na imprensa, tanto que o primeiro número do Planeta Diário, da turma do Casseta e Planeta, vingou com a manchete, senão me engano, "Maluf se entrega à Polícia".

Postagens mais visitadas