Meu coração está em Christchurch



Foi só escrever o segundo capítulo das minhas memórias sobre minha viagem à Nova Zelândia (veja o post abaixo) quando recebi a notícia que um segundo terremoto havia atingido com força Christchurch, a segunda maior cidade do país. 


Na minha viagem de 2001 (a serviço das revistas Viagem & Turismo e Playboy) passei uma única noite em Christchurch, a do dia 6 para o dia 7 de janeiro. Cheguei no fim da tarde de trem e a estação tinha o tom nostálgico de uma pequena cidade de interior. (Christchurch tem 400 mil habitantes). Peguei um táxi, fui até o aeroporto e aluguei um carro. Me hospedei no Hyatt local, onde tirei essa estranha foto acima. Minha cara ficou refletida na janela do hotel, mas parece ser projetada no telhado do prédio vizinho. (O qual, se eu não me engano, foi mostrado pela CNN e está inteiro).


Durante minha única noite dei um giro na vizinhança, voltei ao hotel, dormi. Acordei, peguei o carro alugado e comecei a fase final da viagem rumo a Queenstown. Cinco dias depois ainda passei pelo aeroporto da cidade a caminho de Auckland:


No pouco tempo que passei em Christchurch conferi as características típicas que me encantaram no resto da Nova Zelândia: a mistura do tradicional com o high-tech, o absoluto respeito à natureza, o "calor humano" dos latino misturada  com a eficiência dos britânicos. Ali vive um povo feliz. O que torna ainda mais trágica a destruição causada pelo grande terremoto. A CNN informa agora: "Christchurch está em ruínas". Espero que se recuperem. E que retomem a alegria em suas vidas. 



Comentários

Anônimo disse…
Dagomir
O que é muito interessante sempre nos seus relatos é que você transforma uma viagem numa aventura. Eu vou mais longe, nossa estadia nesta vida é uma aventura, nada impede que haja um terremoto aqui em Campinas, e de repente tudo vire ruínas.
Tudo nesta vida é uma grande aventura.
Que os novozelandezes se recuperem ...com menos transtornos quanto possivel.
ab
joão antonio
Dagomir Marquezi disse…
João: obrigado pela presença. Felizmente Campinas não está em nenhuma zona de ocorrência de terremotos...

abraço

d
Anônimo disse…
Dagomir
Embora esteja a salvo aqui em Campinas, muitos anos atrás eu vi o predio onde morava balançar.É que tinha havido um terremoto ou uma ameaça lá no Chile, e a onda tinha chegado em Campinas. Depois disso saí correndo do predio e fui morar numa casa, onde estou até hoje.
ab
joão antonio

Postagens mais visitadas