Pop-Pop


Meu amigo Michel Spitale colocou essa foto no Facebook... E eu imediatamente me vi 50 anos mais jovem brincando brincando de calças curtas ao lado da banheira dos meus pais. Esse barquinho - o Pop-Pop - foi o objeto de desejo do Natal de 1960, mais ou menos. Ele demonstra bem como eram os conceitos de segurança para a indústria de brinquedos naquela época.


O Pop-Pop era feito de lata e seu "motor" consistia numa mini panelinha de álcool. A gente colocava uma camada de álcool na panelinha e acendia. (Sim: crianças de 7 anos brincando com álcool de fogo). A panelinha esquentava e expelia o ar quente por dois caninhos de cobre para a traseira do barco. O ar saia em pequenas bolhas e fazia o barco se movimentar fazendo o barulhinho que lhe dava o nome: "pop-pop-pop-pop-pop..."


Era o máximo. Meus pais imploravam para que eu desocupasse o banheiro e eu dizia: "Só mais um pouquinho! Por favor!" E não tirava os olhos do barquinho se movimentando na banheira com seu rastro de bolhas.

Comentários

Anônimo disse…
Dago
Isto não era um brinquedo, era uma arma. E ninguém se feria?
joão antonio
Sergio Azevedo disse…
Dago, eu tive uma dessas, me diverti muito.Me lembro que a luz da chama da vela passava pelos furos na frente da lancha simulando farois. La em cada não tinha banheira, tinha sim um "bacião" que eu enchia de agua e colocava a pop pop.
Em Rio Claro, no jardim publico tem um lago redondo e eu pus a pop pop para navegar.encheu de gente em volta do lago...rs rs..rs..

sergiopauloj@hotmail.com

Postagens mais visitadas