A utopia frustrante de Overground


Ando mesmo com a cabeça nos quadrinhos. Achei algum material de Overground, a série que escrevi com Adriano Silva para a revista VIP em 2000. A arte era de Valdir Fernandes e Donizeti Amorim, que desenhava histórias de super-heróis para a editora Abril.


Foi um ato de coragem dos diretores da revista, que apenas pediram a dose de erotismo conveniente a uma revista masculina. A proposta era, acho, bem interessante: criar uma HQ ambientada numa São Paulo do futuro. Não um futuro dark e decadente como o de Blade Runner e imitadores. Nosso futuro era utópico, e São Paulo tinha se tornado uma das cidades mais habitáveis do mundo.


Infelizmente, aconteceram vários problemas. A história ficou longa (e séria) demais. A arte era muito "genérica", não tinha nada que identificasse as cenas com a cidade de São Paulo. O que era para ser uma história futurista e polêmica, virou uma narrativa convencional de histórias de super-heróis. 


Mesmo assim, claro, foi um prazer publicar uma HQ de verdade nas páginas da VIP.  Prefiro errar arriscando do que acertar fazendo a mesma coisa de sempre. 

Comentários

Anônimo disse…
dagomir.
Eu me lembro muito bem desta hq, publicada na VIP EXame.Eu até recortei e guardei num saquinho só de hqs publicadas em revistas. Esta época da VIP era muito boa, a revista tinha belas sacadas. Lembro de uma série de capas da VIP em que mimetizava outras revistas famosas.Acho que foi coisa do Aran.
ab
joão antonio
Anônimo disse…
J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
Regroupement de credit ou Rachat de credit revolving
Sakanus1 disse…
Cara, imagina só foi muito bom ter desenhado esta HQ! Me lembro que na época qdo. conheci o Dagomir Marquezi
saquei logo que era um cara super criativo, pena que por ser muito ocupado ele me passava o roteiro uma semana antes. Pouquíssimo tempo para fazer um trabalho à altura da VIP! Mas valeu!

Postagens mais visitadas