10 filmes que me fazem rir sem culpa


Tem comédia-cabeça. Tem comédia romântica. E tem filme que me faz rir todas as vezes que eu assisto. Eu desligo o cérebro e assisto de novo e de novo... Aqui vai minha listinha bem pessoal de filmes detonadores de gargalhadas:


O Fino da Vigarice (After the Fox, 1966) - Roteiro de Neil Simon, direção de Vittorio De Sica. Peter Seller é um ladrão que finge ser um cineasta "de arte" para roubar um carregamento de ouro. Provavelmente por causa desse detalhe é um filme odiado pelos críticos.


Brüno (2009) - Eu já gostava do Borat, mas aqui Sacha Baron Cohen vai um pouco além na destruição de tabus políticamente corretos. A história do bebê OJ exigiu uma atitude realmente ousada. 


Debbie & Lóide (Dumb & Dumber, 1994) - Jim Carrey e Jeff Daniels pagam por nós as burrices que já cometemos na vida. Tive a honra de cumprimentar pessoalmente os irmãos Farrelli pela criação deste grande filme no gênero feel good. É uma estúpida história de amor.


Deu a Louca no Mundo (It's a Mad Mad Mad World, 1963) - este mega evento reuniu todos os cômicos disponíveis no cinema e na TV americanas na época. Todos. O filme é imenso, nem sempre engraçado, mas quando acerta é inesquecível. Todos querem o tesouro debaixo do grande W!


Kung Pow! (2002) - Sei que é um filme de QI 12, mas eu adoro! Steve Oedekerk reuniu alguns exemplares bem vagabundos do cinema Kung Fu, remontou todos eles, adicionou imagens e dublou todas as vozes.


O Terror das Mulheres (Ladie's Man, 1961) - É difícil escolher qual filme de Jerry Lewis incluir nesta lista. Este é o mais ambicioso, realizado todo dentro de um cenário gigantesco. Jerry é um homem traumatizado com mulheres que se emprega num pensionato com dezenas de garotas.


Macunaíma (1969) - nunca tive vontade de ler o romance de Mário de Andrade. Mas este fillme (de Joaquim Pedro de Andrade) conseguiu captar tudo o que o brasileiro tem de pior. E assim, rimos de nós mesmos. Sem culpa.


O Magnífico (Le Magnifique, 1973) - Obra prima do grande cineasta francês Philippe de Broca. O  grande Jean-Paul Belmondo é ao mesmo tempo um escritor de livros de bolso e sua criatura, o super espião Bob Saint-Clair.


Top Secret (1984) - A comédia menos conhecida do trio que criou Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu. Val Kilmer é um cantor no estilo Elvis Presley que leva o rock à Alemanha Comunista (que parece a nazista). Só os nomes dos membros da "resistência francesa" já vale o preço do DVD.


Zoolander (2001) -  Outro filme destruído pelas patrulhas da correção política. Não sobra nada em pé no "mundinho fashion" neste filme dirigido e estrelado por Ben Stiller. Um ensaio sobre vaidade e extrema ignorância. A continuação está para estreiar.

Comentários

Não sei por quê, mas antes mesmo de começar a ler imaginei que "Debi & Lóide" estaria na lista. Eu também o incluo na minha. Os críticos torceram o nariz, mas o filme faz o que se propõe: fazer o público dar risada. Outro que eu incluo na minha, mas não está listado aqui, é "O Rato que Ruge". E MUITO bem lembrado: "Top Secret". Deve fazer umas duas décadas que não assisto, mas lembro que eu adorava. Aluguei muitas vezes. Mas, pelo que me lembro, ele era EXTREMAMENTE engraçado na primeira metade e depois caía. Vou ver se acho para comprar, para assistir de novo e ver se essa minha impressão confere.
Dagomir Marquezi disse…
Alexandre, só um gourmet do humor para entender a arte de Top Secret... Eu acho que na segunda metade o filme não cai justamente por causa da "resistence". E tem aquela luta absurda num saloon no fundo do rio...
Comprei o DVD na Amazon para conferir de novo.

Postagens mais visitadas