No quinto aniversário, Um Sonho a Mais


Hoje minha conta no YouTube completa cinco anos de existência. Estou comemorando com uma nova atração: a novela Um Sonho a Mais, que eu ajudei a escrever em 1985 para a rede Globo. Era uma produção mais ou menos em série: Lauro Cesar Muniz escrevia um capítulo e passava os argumentos dos dois capítulos seguintes para o Mario Prata e para mim.

Ney Latorraca e Carlos Kroeber

Eu gravei os "meus" capítulos em VHS, passei para DVD e agora estou fragmentando esses registros em clipes curtos que dão uma idéia do que foi a novela. Um Sonho a Mais teve uma evolução meio caótica, mas incidentes de percurso acabaram gerando uma liberdade maior de criação - e um sucesso inesperado. Durante um certo período havia quatro homens vestidos de mulher no enredo, o que gerou uma reação conservadora. Um Sonho a Mais foi banido de qualquer reprise. 

Fulvio Stefanini

A partir de hoje meu canal no You Tube vai colocar esses pedacinhos de Um Sonho a Mais de volta nas nossas memórias. E apresentar essa novela meio amalucada a quem nasceu depois dela. Este primeiro clipe mostra Ney Latorraca (como Anabela Freire) e Carlos Kroeber (como Pedro Ernesto, seu banqueiro apaixonado). Tem também alguns monumentos da TV brasileira (Mario Lago, Milton Gonçalves, Henrique Martins) como coadjuvantes de luxo.

Henrique Martins

Nos dois minutos deste clipe número 1 tem muito mais: Marco Nanini, Silvia Bandeira, Edson Celulari, Tássia Camargo, Yara Amaral, Claudia Magno, Maitê Proença, Márcia Porto e outros. Para assistir Um Sonho a Mais - Clipe 1, clique aqui


Nessa comemoração de meia década tenho ainda dois "brindes" a oferecer. O primeiro é a abertura da novela com a música Whisky-a-Go-Go, interpretada pelo Roupa Nova. Para assistir à abertura de Um Sonho a Mais, clique aqui


O outro mostra Anselmo Vasconcelos (no papel do punk Edgar Chaves) cantando Solidão Cósmica, composta por ele mim e por mim, com backing vocal de Tássia Camargo. Ao fundo, o retratão de Frank Zappa em rede nacional. Para assistir, o clipe de Solidão Cósmica, clique aqui

Comentários

A primeira novela a que assisti foi Vereda Tropical, a antecessora de Um Sonho a Mais. Essas duas, ao lado de Tititi (a original) e Brega & Chique, marcaram-me bastante. Eu era bem pequeno (em Um Sonho a Mais eu tinha nove anos), mas sempre me lembro do fio da meada básico dessas novelas.
Dagomir Marquezi disse…
Eu adorava Vereda Tropical. Nunca poderia imaginar que logo depois ia ajudar a escrever uma novela.
Ivan disse…
Tenho o ultimo capitulo, dessa Novela Um sonho a mais, mas gostaria de ver um capitulo ''do meio'' da trama, p relembrar.
Elaine disse…
Meu pai e meus cachorros fizeram figuração na novela, na cena em que o volponi sai com o carro um dos caes corre ate ele. eu gostaria de rever a cena e guardá-la de recordação. Por acaso vc´s tem ???

Postagens mais visitadas