Mais duas para meu álbum: Sister Red Hood & Nyet Chernobyl


Meu "álbum virtual" agora passa dos 16 minutos com mais duas músicas separadas por quase 20 anos: 



















Lagoa 66 - Nyet Tchernobyl


Em 1986 ocorreu o horrível desastre nuclear em Tchernobyl, Ucrânia (então URSS). Eu pensei então numa letra sobre o caso, protestando contra a construção da usina de Angra dos Reis. Mas um protesto não muito sério. Misturava uma imitação de russo com sotaque alemão e frases em português. (Exemplo: "Brazilien pisonen in Angrskaya / Atomic usinen bem no meio da praia"). Entreguei a letra quase impronunciável para o pessoal do Lagoa 66. Eles não tiveram medo do desafio e apareceram com uma gravação no estilo em moda na época, o break. Ficou uma música urgente, nervosa, toda fabricada em computador, com exceção das guitarras e do (impressionante até hoje) baixo do Tadeu Patolla. Inclui uma citação do clássico "Otchitchornia". A voz de Rogério Naccache é artificialmente "metalizada". Essa gravação foi parar numa coletânea lançada pelo programa Perdidos na Noite, que o Fausto Silva tinha na rede Bandeirantes na época. Para ouvir Nyet Tchernobyl clique aqui.




Caraguas - Sister Red Hood

Escrevi (para a diretora Cicca Dorini) uma peça infantil em 2005 chamada Fada & Bruxa S/A. A peça acabou não sendo montada, mas como lembrança temos este pedaço de sua trilha sonora. Fada & Bruxa tratava de ambiguidades morais. Um de seus trechos recontava a história da Chapeuzinho Vermelho, que se apresentava como uma cafajestezinha meio sádica levando seus doces para a vovó numa moto envenenada. A cena foi inspirada num velho desenho animado da Warner Brothers. Escrevi a letra e mandei para o Estúdio Z em Caraguatatuba onde o Rogério Nacchache produziu esta não muito infantil música que as crianças costumam adorar. Mara Amaral faz as vozes da Sister e de sua avó. Kleber canta o vocal e uiva dramaticamente. Nenhum animal foi ferido na produção desta música. Para ouvir Sister Red Hood clique aqui.

Comentários

Rogerio Naccache disse…
Não era exatamente "computador" o que usamos. A bateria era uma Roland 626. Os efeitos de voz foram feitos com um pedal de guitarra Boss que tinha a incrível capacidade de reproduzir um "sampler" de até 6 segundos!!!!O teclado é um DX7 Yamaha.
Dagomir Marquezi disse…
Isso no Tchernobyl? Lembra de mais detalhes?
Rogerio Naccache disse…
Outro detalhe: o Tadeu faz vocal também em metade da letra.
NO palco, Cherbobyl era apresentada com a presença de dois dançarinos de brake da famosa Nação Zulu em seus uniformes Adidas no mais puro estilo RUM DMC.

Postagens mais visitadas