O babuíno, o promotor e o bicho-homem


Elogios são sempre bons de se receber. Quando partem de certas pessoas, são melhores ainda. Por exemplo:

“Bicho-homem” é um dos textos mais brilhantes já escritos no Brasil sobre a realidade dos zoológicos. E não se trata apenas de uma reportagem jornalística.  É uma sondagem psicológica do comportamento humano.  É uma reflexão filosófica sobre a condição dos animais. É um estudo antropológico relacionado a determinado aspecto da cultura humana. É um belo e poético texto literário. É um pequeno tratado de pedagogia..  É um libelo contra os estabelecimentos de diversão pública que aprisionam e exploram animais.  É tudo isso e mais um pouco, em suma, é uma notável contribuição intelectual que a revista Playboy propiciou aos seus leitores. Confesso que depois de lê-la, dez anos atrás, muita coisa mudou em mim.

O trecho acima foi escrito por uma figura única no campo dos direitos dos animais no Brasil, o promotor de Justiça Laerte Fernando Levai, meu colega colunista da agência ANDA. Laerte se refere a uma matéria tipo "gonzo" que eu escrevi para a Playboy em setembro de 2000, quando passei um domingo no recinto dos babuínos no Zoológico de Bauru. Foi uma experiência pessoal riquíssima, inspiradora. Sua edição na íntegra pela Playboy só foi possível com a visão e a coragem da então diretora de redação (e minha amiga) Cynthia de Almeida. 

Foto: Rui Mendes/Playboy

Laerte Levai escreveu um longo depoimento pessoal sobre essa matéria de 2010. O fato da sua coluna ter como nome Olhar Literário só me dá mais orgulho. Ele diz que esse meu artigo merecia algum tipo de premio. Acabei de receber, Laerte. Muito obrigado por ele.


Para ler a coluna de Laerte Levai sobre a matéria Bicho-Homem, clique aqui.


Para ler a matéria Bicho Homem, clique aqui.

Laerte Levai

Comentários

É uma das matérias mais geniais que tive a honra de publicar na minha carreira. Obrigada Dago!!!
É uma das matérias mais geniais que tive a honra de publicar na minha carreira. Obrigada, Dago!

Postagens mais visitadas