Quando a lua estiver na sétima casa


Em julho de 1984 eu me propus a escrever outra edição especial da Planeta, depois de OVNIs na História. O tema seria a chamada era de Aquário, esperada para a virada do milênio, que se aproximava. Foi um trabalho muito interessante para mim. A pesquisa que realizei me ajudou a amadurecer minha visão de mundo. Passei a olhar a realidade com a ajuda de um novo ponto de vista. 


Na minha opinião, OVNIs na História ficou melhor, mais coeso e objetivo. Era de Aquário saiu meio fragmentado. Escrevi sobre ufologia e os festivais de rock. Tem até uma entrevista que vergonhosamente beira o anti-semitismo. O melhor capítulo para mim foi aquele que eu escrevi sobre um livro da americana Marilyn Ferguson chamado A Conspiração Aquariana. Ferguson mostrava que a tal nova era representaria uma mudança radical em vários aspectos da nossa vida, como a alimentação, o ambientalismo, a medicina, a política, etc. Nem é preciso dizer o quanto a autora foi profética em muitos sentidos.


Na época da publicação, o diretor Eduardo Araia me pediu que deixasse um espaço da revista reservado para um capítulo sobre comunidades alternativas, escrito por Paulo Coelho. Na época o Paulo  era ainda mais conhecido como o parceiro de Raul Seixas. Cinco anos depois se tornaria um fenômeno editorial com O Alquimista.  Era de Aquário seria a primeira (e mais involuntária) de nossas três parcerias.   


Para ler Era de Aquário no Scribd clique aqui.



Comentários

Anônimo disse…
Dagô
Eu comprei na época esta revista, e gostei(ainda gosto) da maneira como abordou o assunto. Também curto os trabalhos jornalisticos do Paulo. Uma pena que ele não deixe reeditarem seu primeiro livro ARQUIVOS DO INFERNO. Um livro bastante borgeano(o mago escritor arrgentino).
abraço
joão antonio

Postagens mais visitadas