O Brasil fica um pouco mais triste


Conheci o grande José Vasconcelos no lançamento de um dos seus discos de piadas aqui em São Paulo. Eu e meu filho Icaro tivemos alguns preciosos minutos com esse homem que me fez rir a vida inteira. Lembramos seus grande momentos. Lembramos até de seu grande fracasso, a tentativa de criar uma espécie de Disneylandia no Brasil com o bizarro nome de Vasconcellândia.


Zé Vasconcellos tinha um estilo único. Suas piadas eram longas narrativas nas quais o final não importava tanto. Um caso clássico era a do italiano que nunca tinha assistido uma partida de futebol e descrevia o jogo sem entender nada. ("Porque eles brigam tanto por uma bola? Dá uma bola prá cada um!"). Para ele, a vida era um grande espetáculo. No tempo em que isso era possível, quando ele viajava de avião se instalava na cabine do piloto e passava a viagem contando piadas para os passageiros.


José Vasconcelos era culto e poliglota. Encarnava tipos populares, mas tinha a sofisticação necessária para atingir todos os públicos. Nem precisava falar. Sua cara de olhos esbugalhados já fazia todo mundo rir. Que Deus ilumine seus passos. Um triste sinal dos tempos é que a notícia da sua morte tem menos destaque do que a última baixaria daquele rapaz do CQC.


Aqui embaixo, o disco Eu Sou o Espetáculo, o pioneiro do stand up comedy, que vendeu mais de 100 mil cópias (agradecimentos a Yves Ribeiro):






Aqui vai - na íntegra - o documentário Ele é o Espetáculo, de Jean Carlo Szepilovski e Ricardo José Haynal:

Comentários

Julio Cesar Cardoso de Barros disse…
Hoje todo mundo faz stand up comedy... Mas não consigo rir com esses ginasianos...
Dagomir Marquezi disse…
Na verdade o José Vasconcelos praticamente inaugurou o stand up no Brasil!
Ricardo disse…
Justa homenagem e reconhecimento a José Vasconcelos com quem tb aprendi a rir de certa forma. Curioso foi chegar aqui em busca de fotos da Veluma.
abs
Roberta disse…
Dago, eu não conhecia JOsé Vasconcellos. Vi no Twitter sobre a morte dele, mas só agora no seu blog vi o quanto ele era engraçado. O italiano no estádio é sensacional. E é realmente lamentável que esse talento todo tenha se perdido... Obrigada por compartilhar.
Dagomir Marquezi disse…
Oi, Roberta, você viu. Quer dizer, ouviu. O Zé Vasconcelos deve ter imaginado essa piada como "mais uma". Fez tanto sucesso que ele teve que repetir pelo resto da vida. Obrigado por ter passado aqui!
Me lembro dele em 1982, passando por mim, em um galaxi branco, saindo da Amaral Gurgel, subindo para o Elevado Costa e Silva. Sempre gostei do humor que ele produziu. Dixará saudades, e para quem for inteligente, um escola.

Postagens mais visitadas