Dois machões no reino encantado de Liberace


À esquerda, Michael Douglas. À direita, Matt Damon. Essa capa da Entertainment Weekly é desconcertante. Dois atores marcados por papéis de "macho" em filmes de ação estrelam um filme sobre um mito do mundo gay. Ainda não foi lançado.

Em 1997 escrevi uma reportagem sobre Las Vegas para a revista VIP. Fiz questão de conhecer o Museu Liberace. Wladziu Valentino Liberace (1919-1987) era um pianista incrivelmente talentoso com vocação para o espetáculo. Ganhou rios de dinheiro na TV e especialmente em grandiosos shows em Vegas.

Era obviamente homossexual, mas negou isso até o fim (quando morreu de AIDS). Se vestia de maneira bizarra, com muita lantejoulas e paetês. Tudo era exagerado na sua vida, como o Rolls Royce rosa cravejado de brilhantes.


Um personagem desses merecia um grande filme. E a escalação de Douglas e Damon como o casal central já foi uma grande surpresa. A produção da HBO é comandada por Steven Soderbergh (direção) e Richard LaGravenese (roteiro). 

Espero que o filme mostre que mais além dessa personagem caricata havia um excelente músico. Este vídeo abaixo foi gravado no seu programa de TV da década de 1950. No Baldwin (com sua marca registrada, o candelabro) Liberace interpreta O Voo do Besouro, de Rimsky-Korsakov em versão jazzística e muito acelerada. Ele toca brincando e mandando piscadinhas marotas para o telespectador.

Comentários

Postagens mais visitadas