Moacy Cirne (1943-2014)


Durante a década de 1970 eu jurei que seria um estudioso das histórias em quadrinhos. Entrei até na escola de Ciencias Sociais da USP para isso. Meu ídolo era Umberto Eco.

Nessa época conheci um verdadeiro estudioso brasileiro dos quadrinhos, o maior deles: Moacy Cirne, um intelectual de verdade. Natural do Rio Grande do Norte, ele morava no Rio de Janeiro. Muitas vezes quando fui ao Rio me hospedei no seu apartamento onde era tratado como um rei por ele e sua esposa. Moacy estava sempre sorrindo e alternava conversas mais teóricas com as simples observações do dia a dia, com muito bom humor. Ele adorava ler ouvindo música clássica na antiga JB-FM. Seu livro Para Ler os Quadrinhos era obrigatório para os viciados em HQ

No sábado passado o grande mestre faleceu durante uma cirurgia em Natal. Quem quiser conhecer um pouco sobre ele, clique aqui para ler uma grande entrevista com Moacy realizada pelo site Superpauta.

Comentários

dalmo disse…
Oi, Dago, meus sentimentos pela perda do amigo. Vou ler sobre ele, divulgando seu trabalho voce o está mantendo vivo. Abraço.
Anônimo disse…
lamento também, Moacy foi uma referencia pra mim também. Grande figura.
Belo post.,
João Antonio

Postagens mais visitadas