Viagem para o passado: Chile e Argentina 1975/1976


No Natal de 1975 eu embarquei num Boeing 707 da Varig com meu amigo Paulo Ricardo Martin para uma aventura de turismo político. Fomos direto para Santiago, que vivia a primeira fase do regime militar comandado pelo general Augusto Pinochet. Percorremos alguns dos pontos marcantes do golpe de estado. Depois ainda viajamos para Buenos Aires, que também vivia sob uma ditadura. Eu ainda achava o máximo da rebeldia tirar fotos ao lado de grafites de Che Guevara, como na foto acima.

Quase 40 anos depois, voltei a encontrar Paulo Ricardo, o Pablito, que me emprestou as fotos dessa viagem. Eu pude então me lembrar de detalhes que estavam completamente apagados da memória. E escanear essas essas imagens para o futuro.

Paulo Ricardo, à direita, no meio dos
muitos Carabineiros em Santiago.
Esta foi a primeira comemoração de Reveillon permitida
pelo governo depois do golpe de 1973.
No palco, uma banda cover dos Beatles.

O edifício do Congresso argentino e alguns dos veículos 
que circulavam em Buenos Aires naquela época.


Santiago, 1976: o momento em que
o Pablito inventou o selfie.

A dupla de aventureiros políticos e suas
calças boca-de-sino nos Saltos de Petrahue, Chile.

Comentários

Postagens mais visitadas