De Earl a Paul (passado por Alceu), alguns dos melhores shows da minha vida


Eu fui um dos felizardos que participaram da celebração da música e da vida que foi o sensacional show de Paul McCartney no Allianz Parque. Estou ligado a esse cara há meio século. É tanta convivência que hoje ele é quase membro da minha família. Aquela noite debaixo de chuva me fez lembrar de outros grandes shows que assisti na minha vida.

O primeiro que eu me lembre aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo. Eu tinha uns 13 anos e era fanático por jazz. Assisti à apresentação de um pianista que ajudou a formatar a linguagem jazzística do piano: Earl "Fatha" Hines. Gostei tanto do cara que o primeiro disco que comprei na vida foi este:


Entre os brasileiros, ninguém me impressionou tanto no palco quanto Alceu Valença em 1976. Ele fazia uma música altamente instigante misturando a rica sonoridade de Pernambuco com rock e uma pose de Ian Anderson (do Jethro Tull). Fiquei muito impressionado e o disco que ele gravou desse show (Vivo!) é um dos meus favoritos da chamada MPB:


Aqui vai uma lista (de cabeça) de alguns dos shows que mais me impressionaram na vida:

1) Oscar Peterson Trio
2) James Brown
3) Devo
4) Gilberto Gil ("2222")
5) Ray Charles
6) Central Scrutinizer Band
7) Dread Zeppelin
8) Big Audio Dynamite
9) Buddy Guy
10) Emerson Lake & Palmer
11) Dave Brubeck
12) Eric Burdon
13) Kid Creole & Coconuts
14) Red Hot Chili Peppers
15) John Kay & Steppenwolf

Comentários

Silvana Castro disse…

De todos esses shows fui em cinco: Gilberto Gil (Fundação Getúlio Vargas),
Ray Charles (Parque do Ibirapuera), Central Scrutnizer (quase todo fim-de-semana no Britânia), Eric Burdon e Red Hot. Lamento não ter visto ELP...

Postagens mais visitadas