Memórias do Cine Vila RIca

 

Ontem na saída de uma reunião de trabalho fiz uma viagem no tempo. Passei pelas ruas onde passei alguns dos melhores anos da minha vida, na passagem da infância para a adolescência. Eu vivi nessa época no bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo. Morava a uma quadra da avenida Santo Amaro. Numa época de grandes descobertas eu tinha 4 cinemas perto de mim na avenida: Radar, Vila Rica, Graúna e Guarujá.

A construção acima foi o que restou do saudoso Vila Rica, com sua platéia em dois andares. O cinema fechou e o prédio foi aproveitado para alguma outra função, que também já não funciona mais. Meu momento mais marcante no Vila Rica aconteceu sendo durante a exibição do flme A Corrida do Século (The Great Race, 1965).

Foi uma tarde de pura diversão com Tony Curtis e Jack Lemmon. O cinema estava lotado curtindo o melhor que Hollywood podia oferecer em 1965, Numa das cenas, a lindíssima atriz Natalie Wood caía num laguinho. A roupa molhada fazia os seios de Natalie serem exibidos no limite do seu corpete.

Numa época quando o sexo era muito, muito discreto, aquela visão deixou a platéia em absoluto silêncio. De repente em algum canto escuro do Vila Rica um garoto comentou sem medir o volume da voz: "Urra meu, que teta!" O cinema veio abaixo com as gargalhadas.

Conforme o tempo passa, certas lembranças ficam cada vez mais firmes na minha memória afetiva. A plateia do Vila Rica é um exemplo disso.

Comentários

Anônimo disse…
Eu sempre passei ali em frente o predio e como ainda existia a placa com o nome vila rica acho que o predio fechou como cinema e nao voltou a funcionar com nada mais.

Cicero lima.

Postagens mais visitadas