A vida sem carro é melhor

CPTM Linha Esmeralda - Estação Pinheiros
Fotos: Dagomir Marquezi

Sempre que alguém diz que "odeia São Paulo", eu faço uma pergunta: você já experimentou São Paulo sem carro? Digo por experiência própria. Depois que me livrei do meu carro, minha vida melhorou muito. Em primeiro lugar, porque passei a andar muito mais. E com isso melhorei muito a minha saúde. E em segundo lugar, porque dirigir no Brasil é um inferno, especialmente por culpa dos próprios motoristas. 

Hoje eu caminho, tomo ônibus, metrô e trens. Por ter mais de 60 anos, tudo isso ficou gratuito. Táxi eu uso para ocasiões de muita necessidade. É claro que nem sempre é um prazer. Felizmente eu tenho a liberdade de escapar de horários de pico, que criam cenas como esta:

CPTM - Estação Pinheiros

Em geral meus deslocamentos acontecem em metrôs vazios. Quase nunca deixo de conseguir um lugar no ônibus. Com isso, eu posso descansar enquanto me movimento, geralmente lendo um ebook no meu celular. Ontem mesmo fui a uma festa familiar na cidade do Guarujá, aqui no litoral de São Paulo. Peguei um metrô linha 4 perto de casa, passei para outro da linha 1, fui até a Rodoviária, entrei num ônibus, e desci a serra com segurança e conforto, olhando a paisagem, lendo um pouco, tirando um cochilo. Deus me livre de fazer esse trajeto me estressando, arriscando a vida agarrado a um volante de carro e xingando os outros motoristas.

Uma das últimas linhas de ônibus elétrico de São Paulo. 
Bairro do Pacaembú.

Com toda a honestidade possível, eu digo que passo indiferente na frente de uma concessionária de carros zero, não importa de qual marca ou modelo. Nada daquilo me impressiona. O que eu queria na minha cidade era muito mais linhas e estações de Metrô e trens urbanos. E bondes, como os que vemos nas cidades mais evoluídas da Europa e da Ásia. Essa é minha utopia, não um carrão preso num congestionamento.

Metrô linha 2 - Estação Consolação

Comentários

Poder aproveitar o tempo dos deslocamentos em outras atividades fez com que eu nunca me interessasse por dirigir. Claro, o acesso fácil ao metrô contribuiu muito nessa decisão - o que me faz pensar em quantos carros a menos São Paulo não teria nas ruas se a expansão da rede metroviária não andasse a passo de formiga.
Anônimo disse…
UMA PENA QUE SEM CARRO, DE TREM PARA O OESTE DO ESTADO POR EXEMPLO, O CIDADÃO PAULISTA VAI DA REGIÃO CENTRAL DA CAPITAL, SÓ ATÉ ALI EM AMADOR BUENO, UM BAIRRO OU DISTRITO DE ITAPEVI.

ATÉ AS VIZINHAS SÃO ROQUE E MAIRINQUE, OU MESMO PARA SOROCABANA, BOTUCATU , ASSIS, PRESIDENTE PRUDENTE, PRESIDENTE EPITÁCIO, SÓ DE CARRO, OU DE ÔNIBUS, PELAS SEMPRE CONGESTIONADAS RODOVIAS RAPOSO TAVARES (TRAVARES), OU CASTELO BRANCO.

"PORQUE ESSE NEGÓCIO AÍ DE TREM QUE IA DA CAPITAL PARA O LITORAL, DA CAPITAL PARA AS CIDADES DO INTERIOR, ISSO É COISA DO PASSADO!..."

"TREM REGULAR DE PASSAGEIROS HOJE EM DIA, SÓ NO MARAVILHOSO MUNDO DOS TRILHOS DA REGIÃO METROPOLITANA E MAIS NADA!"

E PREPAREM O BOLSO, PORQUE VEM AI MAIS UM AUMENTO NOS PEDÁGIOS DAS DITAS MELHORES RODOVIAS DO PAÍS, NO ESTADO QUE É TIDO COMO A LOCOMOTIVA DO BRASIL;
http://vejasp.abril.com.br/materia/pedagios-rodovias-estaduais-mais-caro
Wandy Casalecchi disse…
Fizemos a nossa parte e lançamos uma campanha no Brasil.

CAMPANHA VIVA SEM CARRO .COM

https://www.facebook.com/groups/vivasemcarro/

Postagens mais visitadas