James Brown: maior que a vida

 

Acabei de assistir James Brown ("Get On Up") no NOW da NET. O filme biográfico produzido por Mick Jagger nem teve a chance de passar nos cinemas brasileiros. Foi direto para DVD/BluRay e para o streaming da TV. Uma pena, porque é uma ótima biografia, com um roteiro que sabe como saltar no tempo e uma trilha sonora de tremer o quarteirão. No papel do Soul Brother # 1 está o impressionante Chadwick Boseman, que incorpora o homem com perfeição.

Devo a James Brown boa parte da alegria na minha vida. Sem ele não haveria o funk, e sem o funk não haveria sol na minha estrada. (Se você acha que o funk foi inventado no Brasil, por favor assista este filme). No meio de terríveis tragédias pessoais, James Brown inventou não só um novo gênero musical, mas uma maneira de ver o mundo e a vida. Isso é explicado com sutilezas durante a narrativa. Mas, como já disse o próprio JB, "se você não entende o funk, não adianta explicar".


Eu tive o privilégio de encontrar James Brown pessoalmente em São Paulo, numa entrevista de 1984 para o jornal O Estado de São Paulo (que eu fiz com a ajuda do meu amigo Fernando Moraes):

Foto: Juvenal Pereira


Aqui, o trailer do filme:

Comentários

Eduardo Pacheco disse…
Muito bom esse filme! Fui ver ao cinema e adorei. E quando cheguei a casa fui logo investigar mais sobre a vida de James Brown... mas que artista!!!!! Estou completamente viciado nas músicas dele. Aproveito já agora para partilhar com você um ebook gratuito que descobri e que tem uma biografia muito legal de James Brown, entre outros artistas. Quem gostou do filme vai de certo apreciar isso: http://mundodemusicas.com/vozes-musica/

Postagens mais visitadas