Filme # 2491: Tarzan's New York Adventure (1942)



A era streaming trouxe muitas vantagens aos cinéfilos compulsivos. E um problema: a falta de visão histórica. Quase tudo que eles oferecem é muito recente. A Netflix precisa melhorar o serviço de ofertas de "clássicos". A Net já deu esse passo, e nos oferece em sua programação on demand umas 150 opções de filmes pré-1980. Comecei com Tarzan's New York Adventure, conhecido no Brasil como Tarzan Contra o Mundo. É um filme curto (71 minutos), escrito por Myles ConnollyWilliam R Lipman e dirigido por Richard Thorpe.

Confesso que me diverti da primeira à última cena. Digo "confesso" porque o filme não trata muito bem os animais. A macaca Chita é transformada numa palhaça permanente e ridicularizada do começo ao fim. Leões são aprisionados em minúsculas gaiolas. Elefantes ainda crianças são obrigados a fazer truques de circo no set de filmagem. Mas isso é 1942! Não podemos tentar entender a visão de mundo da época com os olhos de hoje. Pelo menos o vilão é o dono do circo, um traficante de animais sem escrúpulo nenhum.



O filme tem ótimas cenas de ação no começo, quando o avião dos caçadores aterriza na selva e - apesar da proibição de Tarzan - leva os leões e sequestra Boy, o filho do herói. A segunda metade do filme é uma comédia com ação. Tarzan, o homem das selvas sempre de sunga, é obrigado a vestir um terno para procurar seu filho em New York junto com sua esposa Jane. O herói é encarnado pelo grande Johnny Weissmuller (1904-1984), o campeão olímpico de natação que se tornou o símbolo do personagem para sempre. Neste filme ele mostra que sabia fazer comédia muito bem. 

Este é o trailer de Tarzan's New York Adventure:

Comentários

Postagens mais visitadas