Caderno 2, 30 anos - eu estava lá

 

Há exatos 30 anos eu estava na redação do Estado de São Paulo participando da inauguração de um marco do jornalismo brasileiro: o Caderno 2. E, só agora descobri, mereci nesse dia 6 de abril de 1986 uma chamada de capa.

O Caderno 2, dirigido por Luis Fernando Emediato, foi um momento raro de liberdade na imprensa nacional. Lá a gente podia fazer o que desse na cabeça. Eu me propus a escrever sobre áreas da cultura que os jornais costumam desprezar - rádio, quadrinhos, TV. (Se fosse hoje estaria falando de streaming, redes sociais, e outras coisas). Foi no Caderno 2 que eu realizei um sonho: ajudei a interromper a caça à baleia no Brasil através da intensa participação popular na minha coluna Recado Ecológico.

30 anos depois é difícil para mim ver no que o Caderno 2 se transformou: no diário da caretice, da previsibilidade, da cultura de gabinete, do ranço esquerdista. Uma das poucas coisas que eu leio lá com prazer hoje em dia é o horóscopo de Oscar Quiroga.


Comentários

Postagens mais visitadas