Conversas com Billy Wilder


O polonês Billy Wilder (1906-2002) foi um dos mais importantes diretores de cinema de Hollywood durante os anos 1950 e 1960. São dele obras primas como Se Meu Apartamento Falasse, O Crepúsculo dos Deuses, Sabrina, O Pecado Mora ao Lado, Quanto Mais Quente Melhor e muitos outros.

Por causa do longo blecaute de ontem fui obrigado a procurar algum livro de papel para ler. E dei de cara com este acima, emprestado pelo meu amigo Ricardo Dias. O livro é uma longa entrevista realizada com Wilder pelo igualmente cineasta Cameron Crowe (diretor de Jerry Maguire, Quase Famosos e Vanilla Sky, entre outros). 

Para quem conhece a obra de Billy Wilder o livro é uma delícia. Ele conta segredos de bastidores de astros como Marilyn Monroe, Cary Grant, Jack Lemmon, Walther Matthau, Marlene Dietrich, Tony Curtis, etc. E dá excelentes aulas de processo de criação. Mostra como muitos dos seus melhores filmes foram criados em processos fragmentados de criação de roteiro, em mudanças repentinas de elenco, em decisões equivocadas dos grandes estúdios. Billy Wilder só confirma que arte sob controle não é arte.

Billy Wilder

Comentários

Postagens mais visitadas