A aventura do X-Salada na Fábrica do Som (1983)


Sempre fez parte da minha geração o sonho de fazer parte de uma banda de rock. Eu tive minha chance numa tarde de 1983 no palco do SESC Pompéia de São Paulo.

O nome da banda era X-Salada, concebida por mim e pelo parceiro Rogério Naccache. E nosso objetivo desde o início era tocar no badalado programa Fábrica do Som, apresentado por Tadeu Jungle e transmitido pela TV Cultura. Chamamos alguns amigos e amigos-de-amigos para tocar. O Renato Vieira (professor de arte, parceiro na revista em quadrinhos Boca) era nosso guitarrista-base. Odir era o guitarrista solo.

A vocalista cujo nome eu perdi, Josélia Pegorin e Rogério Naccache.

No baixo, Rômulo, que depois viraria professor de matemática na USP. Paulinho P A era o baterista. Naquele mesmo ano ele iniciaria uma carreira de sucesso no RPM de Paulo Ricardo. Nos vocais estavam o Rogério Naccache e a Josélia Pegorin. Josélia alguns anos depois seria conhecida como a meteorologista da rádio Eldorado. Havia uma terceira vocalista, mas infelizmente perdemos o nome dela.

Paulinho PA
O X-Salada nem existia e já enfrentou uma série de conflitos internos nos poucos ensaios que conseguimos fazer. Conseguimos uma vaga no Fábrica do Som (agradecimentos eternos a Pedro Vieira por isso). E fomos para o palco, com cara de pau e coragem. Tocamos três músicas. Uma foi Iabadabadu, uma homenagem a velhos desenhos e séries de TV. A outra foi O Mambo do Galinho, uma versão pop de um hit de Cauby Peixoto (!). E a terceira um rock-de-protesto de Renato Vieira, "Foi na Passeata (My Baby Loves the People)".

Renato Vieira e Odir
Durante 35 anos essas imagens ficaram gravadas numa fita (quebrada) de VHS. Graças ao esforço de Julio Cesar Romeo e Rogério Naccache, a fita foi finalmente digitalizada. E revelou várias surpresas. Esta apresentação de "Iabadabadu" ainda não tinha a letra com a qual ela foi gravada depois pelo Futuro Brilhante (outra de nossas bandas) e pelo Lagoa 66. A versão da Fábrica do Som parece mais um esboço do que uma música finalizada.

Rômulo
Neste clipe fica claro que ensaiamos muito pouco. E que estamos meio perdidos. E que uma parte da banda estava ressentida e de mau humor. Mas os músicos que arranjamos eram muito bons. E o conceito, como disse o apresentador Tadeu Jungle, era "zappista". Como fundador do X-Salada, conquistei meu direito de tocar um pandeiro, animar a platéia e fazer algumas vozes de desenhos animados. Uhú! Estou pronto para o próximo show.


Comentários

Postagens mais visitadas