Lu Gomes (*1950 - +2018)


Conheci o Lu Gomes nos anos 1970. Eu estudava Jornalismo na FAAP e vivia intensamente a vida universitária, criando parcerias e desenvolvendo projetos pessoais com quem estivesse disposto a sacudir a vida. Um desses projetos foi a Boca, uma revista "underground" de quadrinhos. Eu tinha uma ideia de fazer uma história que satirizasse o universo Disney e procurava um desenhista. Um amigo, Gilberto Epstein, me indicou o desenhista Lu Gomes. 


Arte da HQ "Os Porões de Patrópolis", na revista Boca
Marquei um encontro com ele junto à igreja de Pinheiros. Descobri um cara grandão, magro, que falava o que vinha à cabeça e topou logo a parceria. Tiramos a foto (lá em cima) da nova dupla de criação no jardim da FAAP, usando orelhas do Mickey.
Com o tempo percebi que o Lu era ainda melhor do que aparentava à primeira vista. Muito criativo, combinava dois talentos - desenhava e escrevia. Eu logo passei a ser uma espécie de sparring dele, sempre exigindo que ele se superasse no que fazia de melhor. O Lu revelou-se ainda um músico com coragem para se apresentar no palco do antigo Lira Paulistana ao lado de Roberto Navarro e Regina Rheda, com a banda Esquadrilha da Fumaça. E virou ator no curta O Grotão (dirigido por  Flávio Del Carlo em 1980), A Festa (de Ugo Giorgetti, 1989) e vários comerciais.


Arte de Lu Gomes
Durante um período chegamos a morar juntos numa casinha  do bairro da Pompéia onde a atividade cultural era intensa. Foi do Lu a arte da capa do meu primeiro livro, Auika! Colaboramos juntos para diversos projetos da editora Três e chegamos a escrever um livro em parceria, Guerra Nuclear. E com Roberto Navarro fizemos o que foi possível para divulgar a obra de Frank Zappa no Brasil.

A partir dos anos 1990, 0 Lu partiu para uma surpreendente carreira jornalística. Foi editor no Jornal da Tarde e na revista IstoÉ. Fez matérias sobre uma de suas paixões, a aviação militar. Colaborou também com publicações da editora Abril, especialmente a Playboy.


Lançamento de Guerra Nuclear no Rádio Clube, São Paulo, 1986




Mas chegou um momento em que o Lu, com todos os seus talentos e habilidades, se perdeu. Eu continuei no meu papel de sparring, tentando fazer com que ele saísse de sua crise profissional sem fim - e no processo, cuidasse um pouco mais de sua saúde. Não consegui nem um dos dois. Tudo o que o Lu fez nesse período eram ilustrações eróticas, com pin-ups meio conceituais. Uma delas virou capa do primeiro livro erótico da minha mulher, Lidice Ba. 


Capa de Yves Ribeiro, ilustração de Lu Gomes
E vieram os problemas de saúde. Primeiro um câncer no estômago, que conseguiu curar com quimioterapia. Depois, as consequências da combinação de tabagismo, má alimentação e sedentarismo. Um enfarte devastador, por muito pouco não o levou por muito pouco em 2016. Por sorte e apoio do amigo Ricardo Dias, ele foi levado ao Instituto do Coração e saiu de lá com pontes de safena e uma grande cicatriz no peito -  que ele exibia com muito orgulho.

Vieram então as dores nas pernas. A princípio todos achavam que era uma trombose. Era, mas descobriu-se no Hospital das Clínicas que o Lu tinha as duas cabeças de fêmur fraturadas há muito tempo. Um dos meus últimos diálogos com ele foi tentar desvendar o mistério daquelas fraturas. Nem ele se lembrava como aquilo tinha acontecido.

Com uma única parente próxima, a prima Mônica Inês Elias Jorge (que  garantiu sua sobrevivência nos momentos mais difíceis),  o Lu se isolou sem perspectiva. Mas a cada encontro eu percebia seu humor e conexão com a realidade intactos. Na última hospitalização as coisas se complicaram definitivamente. No fim, descansou. Coloquei um CD de Frank Zappa no seu caixão para que ele parta bem acompanhado.

Este vídeo tem problemas de sincronização, mas me parece uma boa despedida do Lu, numa mensagem ao amigo e parceiro Rogério Naccache. Seu último adeus vale para todos nós:




Comentários

Postagens mais visitadas