Planeta dos Macacos: após 46 anos, a saga continua


Eu perdi no cinema o filme Dawn of the Planet of Apes (Planeta dos Macacos: o Confronto), lançado este ano. (Uma pena, porque passou em IMAX). Assisti agora na TV. O filme mostra a evolução de Cesar, o chimpanzé super dotado apresentado em O Planeta dos Macacos: a Origem , de 2011.

Cesar é um personagem incrivelmente complexo, graças especialmente a Andy Serkis, o ator que o interpreta (digitalmente). Em Dawn, dez anos se passaram desde a grande epidemia que começou a exterminar os humanos no fim do filme anterior. Cesar formou o berço de uma civilização primata na floresta de Muir, ao norte de San Francisco. Na cidade, alguns humanos imunes à epidemia se organizam e se armam.

O filme mostra que apesar de tudo seria possível uma convivência pacífica entre primatas humanos e não-humanos. O problema são os extremistas de cada lado. É incrível, mas esta série que começou em 1968 (com o Planeta dos Macacos original) já está durando 46 anos. E vai continuar, porque Confronto fez grande sucesso e termina com um gancho para uma sequencia.

Planeta dos Macacos (a versão 68, com Charlton Heston), mudou minha vida, e é muito bom ver que a lenda continua para as novas gerações. Escrevi sobre esse choque causado pelo filme quando eu tinha 15 anos de idade no livro Eu Sou Animal.

Comentários

Postagens mais visitadas