Em memória de Raphael e Angelina


Eu tive muito mais contato com meus avós maternos (Gabriel e Consuelo) do que com os pais do meu pai, Raphael Marchesi e Angelina Massareli Marchesi. Durante minha infância eles moravam numa cidade do interior de São Paulo chamada São Manuel (entre Botucatu e Bauru). Eram duas pessoas muito simples, que passavam muita dificuldade, mas que criaram seus filhos com dignidade e princípios sólidos: Decio (meu pai), Carlito, Marlene, Roberto e Mingo (meus tios).

Dos cinco, só minha tia Marlene Dorini continua firme e forte, graças a Deus. Pedi a ela que contasse um pouco da história de Raphael e Angelina antes que esse registro se perca para as futuras gerações. A seguir, o relato escrito pela minha tia Marlene:


Raphael Marchesi - Nasceu em Marina de Ciró, Calabria, Itália. Nasceu em 07/maio/1899. Era filho de Domingos Marchesi e Seraphina Pinhataro. Chegou ao Brasil em 1900 onde seus pais seriam "cuidadores" de cafezal, na prática escravos brancos. Foi pai de cinco filhos: Decio, Domingos, José Carlos Alberto, Roberto Geraldo e Marlene. Sempre foi pequeno comerciante. Tinha má sorte nos negócios pois terceiros enriqueceram com suas idéias. Exemplos: torrefação de café, fábrica de molho de pimenta, corretor de terrenos, fábrica de doces populares, especialista em assoalhos (sinteko), fabricante de linguiça artesanal. Os últimos 30 anos trabalhou numa banca do Mercado Municipal. Tinha inicialmente uma banca de frutos nobres, banca de verduras e finalmente um pequeno bar onde vendia doces, salgados e pastéis (que Angelina preparava). Faleceu em 01/junho/1983.


Angelina Massarelli nasceu em 26 de novembro de 1906 numa fazenda chamada Nova Sorrento no municipio de São Manuel. Seus pais eram Massarelli Saveri e Amelia Pancardi.Como o seu pai era dono de fabricas de macarrão e sabão ela o ajudava como uma contadora sem habilitação). Na época as mulheres não estudavam e ela teve estudo até a quarta série do ensino fundamental. Foi costureira,trabalhou em fábrica de tecidos,ajudava meu pai na fábrica de doces,  fazia pastel e sonhos para vender nas escolas. Casou-se com Raphael em 03 de janeiro de 1925. Ficou grávida 11 vezes, mas  conseguiu criar apenas 5 dos filhos. Ficaram casados durante 58 anos. Ela viveu 92 anos, e ele, 83.

Marlene Dorini

Comentários

Cicca disse…
Quem viveu e conviveu com eles jamais se esquecerão. Isso soa palavras ao vento...perpetuar uma convivência que nunca existiu.
Emocionante esse texto da Marlene, Dagô! Quem honra os ancestrais, com eles vivos ou já falecidos, sempre terá lugar no céu. E sabemos que sempre haverá quem constrói e quem destrói. Te amo.

Postagens mais visitadas