Europa de Trem 2010 - Capítulo 2


A minha saga ferroviária (a serviço da revista Viagem & Turismo) começou em Bergen, na Noruega. Por que Bergen? Toda lista das mais belas viagens de trem do planeta incluem o trecho Bergen - Oslo. E se eu tinha que começar de algum ponto na Europa... por que não? Na foto de cima, o parque central da cidade, o Byparken.


Bergen fica na costa do Mar do Norte, e já foi a capital norueguesa. Hoje é um entreposto da indústria pesqueira. E uma cidade turística fácil de te deixar gamado por ela. De lá partem os barcos que levam os viajantes a conhecer a costa de fiordes noruegueses. Acontece que eu estava lá em pleno inverno, quando todas as programações ao ar livre ficam fechadas. Na foto de cima está o Bryggen, o quarteirão todo de madeira preservado desde os tempos da Liga Hanseática. Em baixo, o triste - mas belo - Museu da Lepra.


Um teleférico leva visitantes e esquiadores a uma das sete colinas que cercam Bergen. De lá se vê a cidade de 260 mil habitantes praticamente inteira. 




Passei o primeiro dia de viagem - 18 de fevereiro de 2010 - passeando por Bergen, especialmente pelo seu quarteirão histórico à margem direita da baía de Vagen, com cenários milenares  que pareciam tirados de capas de discos de rock heavy metal: 


Foi uma quinta-feira para aprender a andar no gelo escorregadio que ameaçava um desastre a cada passo. E um dia para confirmar que eu, sendo vegetariano, teria alguns dias difíceis pelos países escandinavos, carnívoros por natureza. Mas foi um dia também de visões inesquecíveis e promessas íntimas de retorno. A temperatura no final da tarde caiu para 10 negativos. Eu enfrentaria coisa pior já no dia seguinte. 


Fotos (c) Dagomir Marquezi 2010
O autor viajou a serviço do Guia Europa de Trem, da editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas