Brasilia, 9 de junho de 1986: eu e 15 quilos de papel no Senado brasileiro

Foto: Alencar Monteiro

Essa foto tem importância histórica - pelo menos para mim. Em 1986 eu escrevia a coluna Recado Ecológico para o jornal O Estado de São Paulo. Minha segunda coluna tinha como título "10 razões para acabar com a caça às baleias no Brasil". Foi um estouro. Começaram a chegar na minha mesa pilhas de  abaixos assinados, recados de celebridades e desenhos de crianças pedindo o fim da caça.


Chegou um dia - esse aí em cima - em que eu juntei os 15 quilos de papel, enfiei num saco e fui até Brasilia entregar o pacote para o então presidente do Senado, José Fragelli. Ele começou a conversa muito cauteloso. Eu mostrei que as manifestações vinham de 123 cidades espalhadas por 12 estados e um território. O Senador então reesolveu abandonar a neutralidade. Meses depois a lei era aprovada no Senado e sancionada pelo predidente da República. Leia a matéria clicando nas miniaturas abaixo:

Comentários

Ricardo Soares disse…
lindo gesto, bela campanha...justifica toda uma vida...abss
Ricardo Soares disse…
lindo gesto, bela campanha...justifica toda uma vida...abss

Postagens mais visitadas