Porta dos Fundos: uma luz nas trevas do humor brasileiro


Eu considero o humor um patrimônio mais importante para um país do que seu petróleo. E acho que vivemos uma idade das Trevas do humor brasileiro. Fora uma exceção ou outra, perdemos - literalmente - o senso de humor. 

Mas nas trevas apareceu uma luz: o grupo carioca Porta dos Fundos. Não insistiram em tentar a TV. Decidiram produzir independentemente, mas com alto nível profissional.

O PF está investindo em clipes de 2 ou 3 minutos no YouTube. Na maioria das vezes acertam em cheio. Já somam neste momento 111 milhões de exibições para quase 1 milhão de inscritos. Seus sketches (nem sempre originais, mas sempre muito bem concebidos) vão muito além da piada óbvia. Como no uso da metalinguagem do vídeo Corte de Gastos:



Outro exemplo: Brainstorm. Enfrentei na minha carreira uma penca de “cineastas geniais” picaretas como esse aqui, perfeitamente interpretado por Fábio Porchat. Para ter uma ideia da sofisticação do humor produzido pela Porta dos Fundos, assista o clipe até o final.

Comentários

Fábio Porchat e Gregório Duvivier são nada menos que brilhantes, mas o fato do Porta ser bancado por Antônio Tabet - o mais notório chantagista e plagiador de conteúdo da Internet brasileira - destruiu meu interesse em acompanhar o trabalho do grupo.

Postagens mais visitadas