Se você quiser estudar...

 


Esse é o saguão de entrada da minha "alma mater", a Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Foi aí onde me formei em jornalismo, na longínqua década de 1970. E foi aí que eu confirmei as sábias palavras do meu guru, o mestre Frank Zappa: "Se você quiser transar, entre numa faculdade. Se quiser estudar, vá a uma biblioteca". Hoje, a biblioteca está na internet.

Minha vida na FAAP foi intensa - festas intermináveis, bares todas as noites, muita farra com amigos e amigas, agitação estudantil etc. Mas, tirando um ou dois exemplos de professores realmente bons (o melhor foi Isaac Epstein), eu aprendi muito pouco na faculdade.

Cheguei a ser professor na FAAP, e a experiência não foi das mais satisfatórias. Não me adaptei à nova tarefa. Essa foto acima foi tirada em 2019, quando tentei visitar a faculdade onde me formei. O máximo que eu consegui foi um acesso ao medíocre museu de artes plásticas instalado no térreo. Pedi para percorrer alguns corredores familiares, e a resposta foi não. Nem se eu marcasse com antecedência, uma visita seria possível. Saí de lá com essa cara de puto e rejeitado. Meu computador não tem vitrais nem escadarias de mármore. Mas me ensina em um dia mais do que os quatro anos que passei nessa butique de ensino.

Comentários

Postagens mais visitadas