A arte de Horak

 


São Paulo SP Brasil

Um dos meus artistas favoritos de quadrinhos é um quase desconhecido. Ele nunca é citado como um dos grandes. Mas eu sou assim mesmo - meus ídolos quase nunca são os mais badalados.

Yaroslav Horak é uma salada mista de nacionalidades. Nasceu na China em 1927, filho de um tcheco com uma russa. Com a Segunda Guerra, mudou-se para a Autralia, onde se estabeleceu. A partir de 1966 substituiu John McLusky como o desenhista das tiras em quadrinhos de James Bond.

Seu estilo é único: ele desenha personagens realistas a um passo da caricatura. Evita tons cinzas. Sua arte é chapada, preto no branco. Suas cenas são dramáticas, em ângulos surpreendentes. Horak me impressionou muito na minha adolescência. Voltei a ler suas inigualáveis páginas em p&b.



Comentários

Postagens mais visitadas