O novo jornalismo da Newsweek


Cansei de falar sobre a necessidade urgente do jornalismo se adaptar aos novos tempos de internet. No Brasil isso não deve acontecer tão cedo a não ser em aspectos superficiais. Somos presos demais à cultura do "emprego" para tentar qualquer risco. Mas tenho visto por aí (dentro e fora do país) as reações esperadas contra o "jornalismo de internet" e a favor de que a imprensa continue como sempre foi.

Sou assinante da Newsweek e eles resolveram se mexer. Revolucionaram a revista como resposta a esses novos tempos que assustam tantos jornalistas. De cara, não gostei. Senti falta das notinhas curtas, de mais fotos e ilustrações. Aí percebi o espírito da mudança. Notas curtas e fotos estão na internet. A Newsweek resolveu investir num campo onde a imprensa de papel tem uma boa chance de continuar reinando: a profundidade. (A Economist é assim há muito tempo e continua a melhor revista de informação do mundo).

A nova Newsweek não economiza mais espaço. Li um perfil muito grande - e fascinante - sobre Joseph Kony o último dos grandes warlords da África, um genocida que diz matar em nome de Deus. Mesmo antes da recente e conturbada eleição para presidente, a revista publicou dezenas de páginas numa análise tipo "tudo o que você pensa saber sobre o Irã mas pode estar enganado". Não é fast food de jornalismo, é uma refeição farta e nutritiva.

Eventualmente, acho, estaremos todos lendo revistas e jornais em monitores digitais. Até lá, a Newsweek de papel deu um passo na direção certa.

Comentários

O novo visual da Newsweek (ou seja, descartando o conteúdo) foi duramente criticado nos principais blogs de design de revistas do mundo. Ainda não tive a oportunidade de ver ao vivo, até para dar uma olhada no conteúdo. Uma matéria boa sobre a mudança (desta vez, a mudança de conteúdo) saiu no New York Times em fevereiro: http://www.nytimes.com/2009/02/09/business/media/09newsweek.html
Dagomir Marquezi disse…
Realmente eu me esqueci deste detalhe: a Newsweek está FEIA! Ficou melhor de ler, principalmente se você quer ir fundo num assunto. Mas está incrivelmente mal desenhada - DM

Postagens mais visitadas