Na ilha de Caras

Em março de 2002 eu fiz uma típica matéria "gonzo" para a revista Viagem&Turismo, da Abril. Eu fui convidado a passar um fim de semana na ilha de Caras, próxima a Angra dos Reis. Lá eu fingi que era uma personalidade. Não entrevistei ninguém, apenas fiz o que os famosos faziam. Tirei fotos com eles, fingi que tocava um piano de cauda na praia, dei voltas na ilha com o jetski e fui fotografado nele com cara de milionário. Não inventei nada, apenas descrevi a vida na ilha sem a linguagem glamurizada da revista. Elogiei algumas coisas, critiquei outras. Escrevi uma frase profundamente infeliz sobre a vida sexual dos seu visitantes.

A matéria deveria ser publicada também na VIP, mas provocou a fúria da diretoria da Caras, que exigiu sua suspensão. Tirando aquela frase boba sobre sexo, não me pareceu que a matéria tivesse nada de tão ofensivo. No dia 2 de abril de 2002 eu participei de um chat com leitores da UOL sobre essa aventura na ilha. A conversa está publicada neste link.

Comentários

O link para o chat ajudou a ter uma ideia da matéria, mas gostaria de lê-la. No chat até havia um link para a matéria original, mas, como a maioria das revistas do Brasil ignora seus sites, já saiu do ar há muito tempo. Tentei abrir no Wayback Machine, mas aqui a conexão está uma porcaria e não consegui ver se o texto está intacto. Segue o link: http://web.archive.org/web/20020408170840/http://www.uol.com.br/viagemturismo/edicao_032002/caras/index.html (há outras sete versões)
Ricardo Soares disse…
prezado amigo Dagô : seu inspirado comentário outro dia no meu blog sobre o fim do diploma de jornalismo inspirou-me o post de hoje onde vc é amplamente citado. Confira e comenta se quiser... aquele abraço

Postagens mais visitadas