A importância de um Emmy

Dei uma espiada pela Sony na entrega de prêmios Emmy 2009, na noite de ontem. Não estou acompanhando a TV americana com tanta atenção para torcer para este ou aquele programa. Mas, apesar das falhas, foi bom assistir um show como era o Oscar antes de cair na chatice sem senso de humor do "políticamente correto".

Mas tanto o Oscar quanto o Emmy representam uma das melhores características da cultura dos EUA: a competitividade e o reconhecimento. Um profissional de TV e cinema lá, além de ganhar bem, tem a chance de ser premiado diversas vezes num ano. Isso só melhora o produto que eles oferecem. É uma das razões porque eles a TV deles continua imperando em todo o planeta.

Temos vários festivais de cinema, está certo, ainda que nem sempre usem critérios técnicos na premiação. Mas a TV não tem qualquer forma de reconhecimento. O máximo que tivemos nos últimos anos foi o troféu Imprensa, entregue por um empresário de televisão. Como profissional de TV, sinto muita falta de premiações sérias e criterosas como o Emmy no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas