Amnésia digital


Por alguma razão os brasileiros parecem preocupados em apagar cada página de sua história, imediatamente depois que ela acontece. Alguns heróis se esforçam para guardar os sinais do tempo. Mas, como acontece com o meio ambiente, o processo de destruição é infinitamente maior.


Agora mesmo estou envolvido num livro sobre um personagem central da história do Brasil. Surgem centenas de imagens. Uma minoria delas possui algum tipo de identificação, misturada a confusos códigos automáticos de classificação. A grande maioria não tem identificação nenhuma. Algo como:


PIC3343989FFX23919

É completamente frustrante. Nesse processo, alguém atantou contra a memória coletiva. O fotógrafo não anotou nada nas costas da foto? Ou quem digitalizou não se importou em ler o verso da foto? Quem são essas mulheres? Quem é a criança? Onde foi tirada essa foto? Quando?


Hoje temos todas as condições técnicas para evitar que isso aconteça. Especialmente usando os instrumentos automáticos dos blogs e redes sociais. Eu tento fazer minha parte. Cada foto que tiro, coloco claramente no título do arquivo: o que, quando, onde. É simples. A História real é feita de pequenos detalhes.


Comentários

Só uma pergunta: você tem backup de tudo? Assim, backup durável, não simples CDs/DVDs gravados. Eu sempre me preocupei com esse tipo de coisa, porque guardo muita coisa, tanto no computador como em papel. Tenho dezenas de CDs e DVS gravados, mas aos poucos eles vão decaindo. Tenho CDs que gravei há mais de dez anos que nem sei mais se ainda funcionam. Eu ficava meio que esperando que um dia aparecesse um serviço tipo o Dropbox, mas com espaço infinito gratuito. Óbvio que não iria aparecer. Decidi há pouco tempo não esperar mais, e contratei um serviço de backup infinito por 5 dólares mensais (achei barato). O único problema? Subir tudo. Já estou subindo ininterruptamente há mais de um mês, e mal foi metade dos 180 GB. Faltam ainda 89 e tantos GB e 75 mil arquivos.
Dagomir Marquezi disse…
Na verdade Alexandre eu estou "nas nuvens". Tenho muita coisa em pendrives, em CDs e DVDs mas acho que o melhor backup é na rede. Que serviço é esse que você está usando?
Chama-se Backblaze. Eu também tenho um monte de coisas distribuídas em serviços na nuvem, como Dropbox, Amazon e Box.net (que, sabia?, está com uma promoção de que, se você se cadastrar por meio de um iPad ou iPhone até acho que 1 ou 5 de dezembro, ganha 50 GB em vez dos 5 GB normais), mas tudo em um lugar o Backblaze é a primeira vez. Aliás, eu gosto muito do slogan deles: "Backup, before you wish you had."
Dagomir Marquezi disse…
Valeu Alexandre! Vou para o Backblaze já. Eu uso muito o Google Docs também...

Postagens mais visitadas