Arquivo Milk Shake: Inimigos do Rei - "Adelaide Minha Anã Paraguaia"

Adelaide (Lourdinha) e sua mão amarela.

Se fosse produzido hoje, este vídeo iria provocar processos penais em cima de todos os envolvidos. Nessa triste época de correção política extremada em que vivemos, este clipe é um retrato de uma era mais livre e menos chata. 

Paulinho Moska
Os artistas convidados do Milk Shake eram os Inimigos do Rei. Eles eram remanescentes do grupo vocal Garganta Profunda, só que bem mais esculachados. Um dos seus membros, Paulinho Moska depois seguiu uma carreira "séria" na MPB.  

"Adelaide" é uma versão de "You Be Illin'", do grupo de hip-hop Run-DMC. Essa versão fala de Adelaide, uma anã paraguaia. O que nos dias de hoje já pode ser classificado como preconceito duplo, contra mulheres e contra deficientes. A letra consegue encaixar três apelidos "ofensivos" em uma única estrofe: "salva vida de aquário", "piloto de autorama" e "pintora de rodapé".

A produção do Milk Shake escalou para essa apresentação a atriz Lourdinha, que fez o papel de Adelaide. Hoje, seria tratada como mais uma vítima do desrespeito machista ou coisa parecida.

É só assistir ao clipe para ver como Lourdinha se divertiu e brilhou no palco do Milk Shake. Não só não se sentiu "humilhada", como passou a ser uma das estrelas do elenco fixo do programa. Ou seja, o Milk estava (em 1989) muito à frente do seu tempo em matéria de inclusão.
- DM

PS - Infelizmente o som desta gravação está meio precário. Mas 0 clima de farra está intacto.


Inimigos do Rei:
Formação atual: Marco Lyrio (guitarra), Marcelo Crelier (baixo),  Marcelo Marques (bateria)
Ex-integrantes:  Paulinho Moska (voz), Luiz Nicolau (voz), Luiz Guilherme (voz), Lourival Franco (teclados)

Fonte: Wikipedia




Adelaide Minha Anã Paraguaia


Andava na rua à noite totalmente só

Vez ou outra via coisas em bancas de jornal

Pensava na gaja, sem motivo me deixou
Quando de repente ouvi alguém pequeno gritaire
Qualquer cola? Poesia? Mariola? Quem vai?
Ah! Quem vai?

E perguntei a ela: O que fazes aqui? Hein, hein?
Ela disse, faminta: Tentando te esquecer!
Não faça teatro, chegue perto de mim
Qual tal irmos pr'um boteco assar um javali?
Um javali? Ha! Ha! Ha!, gritei!
Ha! Ha! Ha! Ha!

Adelaide! Minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã (digdigdim)
Adelaide! Minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã

Digue miúda: Porque me tratas assim?
Se você é uma geladeira eu posso ser o seu pinguim
Dançaremos baixinho lá no jardim de alá
E ela diz: Vê se te manca rapaz, você é alto demais!
Alto demais!

Adelaide! Minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã (digdigdim)
Adelaide! Minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã

Naquele dia nós brigamos, você me irritou
Soltaste aquele pum no elevador
E todo mundo disse: Eu acho que foi ela!
E você se entregou mostrando sua mão amarela

Adelaide! Minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã (digdigdim)
Adelaide! Minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã

Oh Menina! Vê que tu me fez
Eu te jogo confete e você me cospe outra vez
Sim, eu jogo basquete e sou português
Você não é Cláudia Raia
É apenas a minha

Adelaide! Oh, minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã (digdigdim)
Adelaide! Minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã

Ah, ah, ah
Ah, ah, ah, ah

Adelaide! Oh, minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã

Ah, ah, ah
Ah, ah, ah, ah

Adelaide, minha anã paraguaia
Adelaide, salva vida de aquário
Adelaide, piloto de autorama
Adelaide, pintora de rodapé

Adelaide! Minha anã paraguaia
Adelaide, minha anã

Comentários

Postagens mais visitadas