A Odisseia de Homero, Lob & Pichard. E a minha.


Se tem uma coisa que eu gosto de fazer na vida é escrever roteiros adaptando romances, peças de teatro, etc. Gosto muito dessa mudança de linguagem, mantendo o espírito da obra original, e tomando liberdades criativas quando elas são convenientes.

Quando adaptar obras alheias era apenas um sonho distante, eu li Ulysses, uma incrível adaptação para quadrinhos da Odisseia de Homero. O ambicioso roteiro foi escrito por Jacques Lob (1932-1990). A arte era assinada por um dos maiores ilustradores eróticos de todos os tempos, Georges Pichard (1920 - 2003).

Jacques Lob
Georges Pichard













Meu álbum em papel de Ulysses desapareceu há muito tempo. Mas alguém teve a caridade de escanear suas páginas e disponibilizá-las num blog. É possível ver claramente na concepção dessa adaptação a influência do conceito do deus-astronauta. (Sobre esse tema, em breve terei uma novidade). 

Aqui, alguns exemplos desse trabalho monumental:


PS - Muito tempo depois eu tive a chance de fazer minha própria adaptação da Odisseia para quadrinhos, para a revista Viagem & Turismo brilhantemente ilustrada por Bruno D'Angelo:

.

Comentários

Postagens mais visitadas